Alunos da Faetec República realizam desfile de moda

 

 

Estudantes do curso de Produção de Moda da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) República promoveram na noite, da última quarta-feira (26), um desfile de formatura. Com o tema "Décadas", os alunos estudaram ao longo dos semestres particularidades da moda e personalidades das décadas de sua escolha. O evento aconteceu no 3° andar do Prédio República, em Quintino Bocaiúva, Zona Norte do Rio. O evento foi aberto ao público e contou com a participação de familiares, amigos e interessados no tema.

As coleções abordaram personalidades, como o ator Charlie Chaplin; Beyoncé; Marilyn Monroe; Carmem Miranda; Marilyn Manson. Foi possível verificar também temas de filmes: Pantera Negra; Casablanca; Mágico de Oz, entre outros. As décadas estudadas foram dos anos 20 até os anos 2000.

A formanda Júlia Gomes explorou a década de 60 e fez a roupa do filme Pantera Negra. Muito emocionada comemorou o encerramento de mais um ciclo. "Foi tudo maravilhoso. Lutei muito por isso, e não desisti, por mais que tenha tido vontade. Mas foi com garra e força, que cheguei ao final do curso", disse Gomes, que pretende seguir a profissão de legista.

A modelo Leidiane Freitas, que estava usando a roupa feita pela aluna Júlia, nunca desfilou e trabalha na biblioteca da Faetec República. Descoberta pela artista, ela aceitou o convite para desfilar. "Eu fiquei apaixonada pelo tema. Fala dos negros, da conquista da raça, que é um tema muito atual. Estou me sentindo poderosa, uma rainha mesmo", comemorou Freitas.

Filmando todo o desfile, em especial a roupa do filme Pantera Negra, Regina Célia Gomes destacou que estava muito feliz por ver a concretização de um sonho de sua filha Júlia. "Sinto muito orgulho de ela realizar um projeto desses. Mesmo não sendo o que ela deseja seguir como profissão, esse curso de Moda será uma segunda opção de trabalho para o futuro dela", afirmou Gomes, que era uma das mães mais animadas.

Ao contrário de Júlia, o aluno Wellington de Oliveira pretende seguir no mundo da moda e ser estilista. O formando produziu uma roupa inovadora usando a década de 60 como referência e explorando o tema Pop Art. Usou como modelo a Drag Queen Aurora Visace Mateo. "Sinto que as roupas oferecidas no mercado da moda estão no padrão feminino ou masculino. Por isso, trouxe uma Drag Queen para o desfile. Quero criar minha própria marca com a minha identidade. Já temos uma identidade realizada em grupo na sala de aula, chamada "Todo mundo flor" com a ideia de não ter rotulagem, roupas sem gênero", contou decidido o estudante Oliveira.

O professor do curso de Produção de Moda, Ernani Peixoto, explicou como foi o processo de escolha do tema até o projeto final. “Durante o curso, temos várias disciplinas, como Produção de Moda, Planejamento de Coleção; e o último projeto, é a criação da coleção dos alunos. Com uma carga horária bastante estendida, já que eles fazem o ensino médio com o técnico juntos. Ainda falta um pouco de maturidade, isso é nítido, mas, como professor, sinto que consigo no final do curso impactar um pouco sobre o tema”, revelou Peixoto.

No final do desfile, os alunos e os modelos foram aplaudidos por cerca de 100 convidados, participantes e familiares. A turma de formatura foi composta por 19 alunos do curso de Produção de Moda da Faetec República.