Faetec renova convênio com Supervia para qualificação profissional no setor metroferroviário

Estão abertas vagas para o curso Técnico de Manutenção de Metroferroviário na Faetec Silva Freire

A formação técnica em curso metroferroviário está garantida por mais cinco anos na Faetec Deodoro - Escola Técnica de Transportes Engenheiro Silva Freire. Foi assinada na última semana a renovação do convênio entre a Rede Faetec e a Supervia em que estabelece a permanência da cessão do imóvel administrado pela concessionária em favor da instituição e, em contrapartida, a continuidade da qualificação profissional no modal ferroviário pela Fundação. Nesta nova fase da parceria, haverá ainda a oferta de um curso dedicado à modernização e atualização profissional para estudantes da escola e funcionários da Supervia e Metrô.

Os 160 alunos matriculados em cursos metroferroviários na unidade de Transporte Silva Freire continuarão com o acesso a instrumentos semelhantes aos encontrados no metrô e na ferrovia fluminense. Além disso, o estreitamento da parceria possibilitou a contratação de alunos recém-formados pela empresa e o ingresso de outros em programa de estágio. Hoje, a companhia conta com 20 estudantes empregados e 10 estagiários.

– Com a carência de empregabilidade que temos no estado, não podemos abrir mão de formar profissional, aperfeiçoar o cidadão e inseri-los no mercado de trabalho com uma certificação de qualidade. Por isso, estou muito feliz com esta parceria que é genuinamente ligada ao ensino profissional e nos ajuda a cumprir a missão original da Rede de formação profissional e técnica – comemora o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

A parceria prevê também a entrega de um vagão fabricado pela Alstoms para ser um vagão laboratório na unidade, de modo que os estudantes tenham acesso à tecnologia de ponta em sua formação. Em virtude das últimas aquisições de trens pela concessionária do Estado, o curso necessitou adaptar a grade currículo de forma que unisse a manutenção mecânica com a elétrica.

– A matriz curricular da Faetec de Transporte Silva Freire está em sintonia com as exigências contemporâneas do curso de manutenção e do segmento metroferroviário. Foi feita uma atualização da grade curricular para que atendesse à tecnologia dos novos trens utilizados pela empresa, vindos das indústrias coreanas e chinesas, e que se adequasse ao programa de segurança do trabalho no setor – destaca diretor da escola, professor Roberto William.

Representantes das instituições assinam o convênio

Nos últimos três anos, 400 alunos se formaram nos cursos Técnicos de Manutenção Metroferroviária da Faetec. A escola foi a primeira do estado especializada na área de transportes, e o prédio utilizado pelos estudantes fica em local estratégico nas dependências ferroviárias – ao lado do centro de manutenção de Deodoro (Zona Oeste). A  infraestrutura da unidade conta com salas climatizadas e auditório para aproximadamente 100 pessoas.

– Hoje, estamos renovando os esforços e o vínculo com a Faetec, pois já existe uma ligação afetiva muito grande, enquanto ferroviários que somos, com a unidade Silva Freire. Ao longo dos anos, a gente vem albergando alunos da unidade em nosso quadro de profissionais e nos programa de estágio e de jovem aprendiz, bem como se utilizando de palestras e orientações técnicas da Rede. A nossa intenção é estar cada vez mais presente – garante o presidente da Supervia, José Carlos Prober.

Faetec abre vagas para o curso Técnico de Manutenção de Metroferroviário

Para quem quiser ingressar no mercado de trabalho do setor ferroviário, a Faetec abre inscrição a partir desta segunda-feira, dia 22, para vagas no curso Técnico de Manutenção Metroferroviária. São 44 oportunidades, distribuídas nos turnos manhã e noite, na Escola Técnica Estadual de Transporte Silva Freire, em Deodoro.

É necessário que o candidato esteja matriculado no segundo ano do Ensino Médio (por meio da modalidade concomitância externa) ou que já tenha concluído, integralmente, o Ensino Médio (por meio da modalidade subsequente). As vagas serão preenchidas por meio de sorteio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 29/07 no site da selecon (organizadora do concurso): http://selecon.org.br/website/