Faetec Paiol de Pólvora promove aula interdisciplinar para reforçar raciocínio lógico

 

Fotos: Maicon Salles

Que tal aprender lógica de programação de computadores por meio de jogos de tabuleiro? Foi o que os alunos do curso técnico de Informática da Faetec Paiol de Pólvora, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, fizeram na última quinta-feira, dia 5 de setembro. Eles participaram de um torneio com diversos jogos como xadrez, cubo mágico, resta 1, dama, dominó, pega varetas, entre outros.

A professora de Informática, Patrícia Monteiro, revelou que os estudos comprovam que a aplicação dos jogos lúdicos desenvolve habilidades e potencialidades. “Eu ministro aulas de Linguagem de Programação e muitos alunos sentem dificuldades no início do curso. Por isso, resolvemos fazer essa atividade interdisciplinar para ajudá-los. Eles exercitaram o raciocínio lógico, as questões cognitivas, e assim aprendem a organizar o pensamento”, afirmou Monteiro.

 

 

Para os alunos, o reforço no aprendizado marcou a aula. “Gosto muito de aulas assim porque é muito legal e ajuda a melhorar o aprendizado. Eu joguei dominó e dama e senti que comecei a pensar com mais rapidez para ganhar o jogo”, disse Ana Clara Galdino, do 1º ano do curso técnico de Informática.

O jogo é considerado uma forma de despertar nos alunos o interesse e a curiosidade pelo novo. O aluno Rafael da Silva Lima, ganhador da primeira rodada do jogo de xadrez, descreveu a importância que o aprendizado teve na sua vida. “Eu aprendi xadrez há seis anos e sempre tento exercitar a cada dia. Hoje eu usei a estratégia, pensei numa jogada e fiz a armadilha para que o meu colega perca. Só pensei um pouquinho mais e ganhei”, comemorou o aluno.