Faetec República realiza III Semana de Informática

O evento contou com palestras de ex-alunos, apresentação de jogos digitais e concurso de estamparia

 

 

 

A Escola Técnica Estadual República promoveu entre os dias 23 a 26 de setembro a III Semana de Informática UPINFO 2019, no campus da Faetec Quintino, na Zona Norte do Rio. O evento foi idealizado pela Coordenação Técnica de Informática com o objetivo de integrar disciplinas e cursos. A atividade contou com palestras de profissionais da área tecnológica com dicas para o mercado de trabalho, experiências de ex-alunos, concurso de estamparia e apresentação dos projetos dos alunos participantes. A semana foi aberta para todos os estudantes, mas com foco nos matriculados nos cursos técnicos em Redes, Informática e Programação de Jogos Digitais.

Na segunda-feira, dia 23 de setembro, foi realizado o concurso de estampas, envolvendo os alunos das disciplinas de Biologia, Química, Moda e Informática. O tema foi a “Biodiversidade da Mata Atlântica”. O aluno Ian de Sousa Pimentel, do curso de Programação de Jogos Digitais, ficou em terceiro lugar no concurso de estampas. “Não foi fácil. Procurei bastante uma imagem de referência. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou o aluno. A estampa ganhadora será utilizada pelos alunos do curso de Moda para uma exposição de roupas de bonecas no final deste ano.

Na terça-feira (24), os alunos conheceram a experiência de Luciano Moreira, de 21 anos, que é “cria” da Faetec. Ele é ex-aluno do Ensino Fundamental, cursou o Ensino Médio Técnico em Informática na Faetec República e está no 6º semestre do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas na Faeterj/Rio. Atualmente é estagiário na IBM, empresa dos Estados Unidos voltada para área de Informática. “O começo da vida profissional é bem difícil, sendo necessário muito estudo, mas depois que você entra no mercado de trabalho as coisas vão acontecendo”, destacou Luciano Moreira. A mãe Ana Cristina, que estava na plateia, disse emocionada a trajetória do filho. “O sucesso dele é um orgulho para mim. É um sonho realizado, foi muita luta e choro até chegarmos aqui”, conta Ana, que é auxiliar de serviços gerais desde 2005 na Faetec República. Em seguida, os alunos participaram da palestra do professor Gustavo Guanabara sobre “Posturas e Atitudes nas Redes Sociais”.

Na quarta-feira (25), os alunos usaram todos os seus conhecimentos em Eletrônica, Lógica de Programação e Biologia para realizarem seus trabalhos. Eles apresentaram a simulação do aquário automatizado, onde foi desenvolvido um sistema de monitoramento com sensores para medir o nível de água e a temperatura do aquário, localizado no laboratório de Biologia com três peixes africanos. Os professores de Biologia Eduardo Gesteiro e Henrique Motta explicaram cada detalhe do projeto e de como manter um aquário em casa para os alunos. “O aquário é um ecossistema, sendo necessário ter a temperatura correta, possuir uma boa circulação de água, implementar uma iluminação adequada, além de cuidados no consumo de alimentos para os peixes. Precisávamos medir cada informação e pedimos aos  alunos de Informática a solução do problema. Eles usaram sensores para medir o nível de água e a temperatura do aquário. Ano que vem teremos os sensores de luz e pH”, afirmou o professor Eduardo Gesteiro. Durante o evento, teve ainda a apresentação dos alunos que planejaram a programação para o Jogo da Velha. Os dois projetos foram realizados em três semanas para a mostra na Semana de Informática.

 

 

Na quinta-feira (26), último dia da UPINFO 2019, seis grupos de alunos do 1ª ano do curso de Programação de Jogos Digitais apresentaram seus trabalhos. Os alunos apresentaram a proposta de um jogo que combate células cancerígenas, em formato de “pitch” que é uma apresentação de 5 a 10 minutos com objetivo de despertar o interesse do investidor, que no caso seria a coordenação de Biologia. Os alunos demonstraram todo o potencial e especificações de seus jogos digitais. 

A palestra da professora e psicóloga Sthefanie Nogueira sobre Setembro Amarelo, que abordou combate ao suicídio e a depressão, encerrou as atividades. “É importante falarmos de todos esses temas para ajudarmos um amigo ou parente que esteja passando pela depressão. Falar sobre o suicídio pode, sim, salvar uma vida”, destacou Nogueira.  Todos os dias da Semana de Informática contaram com demonstração de máquinas e jogos dos anos 80.