Alunos da Faetec ganham competição com barco movido a energia solar

Os estudantes levaram o prêmio pelo segundo ano consecutivo

 

Cinco alunos da Faetec Ferreira Viana, localizada no bairro Maracanã, ganharam o primeiro lugar do Projeto SolMar que integra a Expotec do Cefet/RJ, na última sexta-feira, dia 25 de outubro. O evento compõe a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde os alunos dos cursos de Mecânica e de Eletrônica criaram um barco movido a energia solar, feito com material reciclável e controlado por bluetooth, que eles deram o nome de “Caveira”.

Durante três meses, os estudantes planejaram o projeto, utilizando sucata e placa solar, com o intuito de competirem em feiras técnicas. Foi construído um modelo catamarã com dois flutuadores e uma base para o circuito e bateria. Para os flutuadores foi utilizado isopor em forma retangular. A equipe da Faetec, batizada como BTS, tem a coordenação do professor de Física e da Oficina de Robótica da Rede Faetec, César Augusto Bastos.

O aluno do terceiro ano do curso de Mecânica, Julio Cesar da Silva, detalhou todo o processo. “Ano passado fomos convidados para participar do projeto SolMar. Levamos o nosso barco e ficamos em primeiro lugar na competição. Esse ano, resolvemos competir novamente, onde fizemos outro barco com mais recursos e subimos ao pódio mais uma vez. Estamos muito felizes com o resultado e não vamos parar por aqui”, disse animado.

O projeto SolMar teve duração de três dias, com várias competições com o barco Caveira. A equipe da Faetec disputou em duas modalidades. A primeira foi a de velocidade, onde o barco precisava seguir uma linha reta em um curto espaço de tempo dentro de uma piscina. Os aprovados no quesito seguiram para a última etapa, na modalidade de manobrabilidade, em que o barco precisava fazer um circuito competindo com outros modelos. Ao todo, 18 barcos de diversas escolas competiram no evento.

Muitas pessoas prestigiaram a competição, como alunos do Cefet/RJ, uma classe de crianças de um colégio de Ensino Fundamental próximo da unidade, além de professores e familiares. Ao redor de toda a piscina, várias pessoas estavam interessadas em saber qual projeto seria o ganhador. Uma das mais animadas durante a prova foi a mãe de Andrew Ribeiro, membro da equipe BTS da Faetec. Cristiane Ribeiro afirmou que foi a primeira vez que viu a competição, que levou seus outros dois filhos para prestigiarem o irmão. “Estou muito feliz com o prêmio. Todo o processo para o desenvolvimento dele é muito importante. O que eu desejo para toda a equipe é sucesso”, comentou aos pulos de alegria, a mãe orgulhosa.

 

 

Ao todo, três equipes que subiram ao pódio no Projeto SolMar. Os vencedores vão ganhar um treinamento de vela educativa oferecido pela empresa STA-Rio. A aula será ministrada no dia 1° de novembro, no Clube Charitas, em Niterói.

 

Faetec presente na Expotec

Durante os dias 21 e 25 de outubro, o Cefet/RJ promoveu a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Integrando a programação da semana, os alunos da Rede Faetec participaram da Expotec, que é uma mostra científica e tecnológica, com três estandes com os projetos dos alunos das unidades Ferreira Viana, localizada no bairro Maracanã e a unidade Henrique Lage, em Niterói.

 

 

 

Confira aqui os projetos apresentados:

Dispositivo de segurança contra roubo de dados e senhas eletrônicas

Um grupo de três alunos do curso de Eletrônica da Faetec Henrique Lage, em Niterói, criou um dispositivo de segurança contra roubo de dados e senhas eletrônicas. O objetivo é dar mais segurança para as pessoas ao utilizarem os dados bancários. O projeto prevê que o cliente use um óculos especial, que ao digitar a senha, somente o dono do cartão poderá ver a sequencia numérica digitada, como forma de segurança.

Medidor de energia para consumo de eletrodomésticos em tempo real

Saber quanto custa usar a geladeira, a máquina de lavar e outros eletrodomésticos poderiam ajudar os consumidores a controlarem os gastos e até na redução do valor da conta de luz. Essa é a ideia dos alunos Gabriel Felipe Mello e João Pedro Cardoso, estudantes do curso de Eletrônica da Faetec Henrique Lage, em Niterói.  A equipe desenvolveu um aparelho que mede o consumo de energia de cada eletrodoméstico e informa o valor em tempo real. Para medir o gasto energético de cada aparelho, é preciso colocar um adaptador na tomada e ligar o aparelho em seguida. As informações são enviadas por um aplicativo ligado ao celular, com transmissão via bluetooth.

Carro Elétrico para Treinamento e Habilitação de Motoristas (CETHAM)

Um grupo de seis alunos do curso de Manutenção e Máquinas Navais da unidade da Faetec Henrique Lage, em Niterói, está montando um Carro Elétrico para Treinamento e Habilitação de Motoristas (CETHAM). A ideia é treinar os futuros condutores, além de servir como meio de locomoção para empresas, mercados e escolas. O carro terá velocidade de 30 quilômetros e o pré-teste será apresentado no final do segundo semestre de 2020.

Dispositivo para detectar vazamento de água

O projeto dos alunos da Faetec Henrique Lage, em Niterói, se baseia em um dispositivo que visa monitorar o vazamento de água de forma a ajudar os moradores e a central de abastecimento. Eles criaram um sensor embutido em um cabo dividido em repartições. Quando a água bater em uma das áreas é enviado uma mensagem ao circuito, que aciona um sinal sonoro avisando sobre o vazamento. Com isso, o consumidor é informado por um display sobre a área onde está localizado o vazamento de água. O protótipo prevê ainda o envio por mensagem de celular para informar qual a parte do cano está com vazamento.

Ainda durante a Expotec, os alunos da Faetec Ferreira Viana, expuseram seis robôs criados para competir em Olimpíadas de Robótica. O público além de conhecer, teve a oportunidade de manusear os projetos. A organização da Expotec anunciou que a escolha dos projetos e a premiação serão realizadas no próximo mês.

 

 

Fotos: Felipe Corrêa