Faetec inaugura seu 46º CVT no município de Rio Claro

O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira, dia 4, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no município de Rio Claro, no Sul Fluminense. Com investimento de R$ 2 milhões, a unidade conta com oficinas, salas de aula amplas e climatizadas, laboratórios de informática e solda, auditório multimídia e sala de pesquisa. A previsão é de que cerca de 1.800 profissionais sejam capacitados por ano. Entre os cursos previstos para este semestre estão os de Inglês, Espanhol, Eletricista, Encanador, Pintor, Assentador Cerâmico e Pedreiro.

  Fotos: Felipe Corrêa / Faetec

CVT Rio Claro-01

O governador Luiz Fernando Pezão enfatizou a importância de se investir em educação para o desenvolvimento e crescimento da economia do país.

– Deste CVT vão sair profissionais capacitados em diversas áreas com demanda de mão de obra. É a empregabilidade direta. Quando ajudamos as cidades a se desenvolverem, ajudamos o Estado e o país a crescerem – disse o governador.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, disse que a escola é resultado da parceria entre o Estado e a prefeitura, que cedeu e preparou o terreno.

– Este é o 46º CVT inaugurado no estado. Nos próximos meses, vamos inaugurar a unidade de Angra dos Reis e dar início às construções das unidades de Mangaratiba, Pinheiral, Piraí e Barra do Piraí – explicou o secretário.

O prefeito de Rio Claro, Raul Machado, lembrou que o prédio ficou pronto em apenas 20 dias.

– Esta obra representa o maior legado que do Estado para os moradores de Rio Claro. É uma opção para que a nossa juventude possa conquistar um espaço no mercado de trabalho – disse o prefeito.

A presidente da Faetec, Maria Cristina Lacerda, também acredita que o CVT trará desenvolvimento para região.

– Espero que esta escola vire uma extensão das famílias. Que pais e filhos venham estudar aqui para conseguir um emprego melhor – afirmou a presidente da Faetec.

CVT Rio Claro-02

 O eletricista José Paulo Machado, de 36 anos, aprovou o novo CVT e pretende cursar a oficina de Eletricista Predial.

– É importante sempre buscar cursos de qualificação. O problema era ter que se deslocar para Angra dos Reis. Agora vamos ter diversas possibilidades para estudar perto de casa – disse o eletricista. 

A estudante Alessandra de Souza Alberto, de 14 anos, pretende ampliar os horizontes. Interessada em aprender novos idiomas, a menina vai estudar Inglês no CVT assim que completar 15 anos, idade mínima exigida para a inscrição.

– Dominar outros idiomas vai me ajudar a arrumar um emprego melhor. Ano que vem vou me inscrever – afirmou a adolescente.