Governo do Estado inicia obras de novas unidades da Faetec na Zona Oeste do Rio

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, deu início nesta sexta-feira, dia 4, às obras de construção de dois novos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). O primeiro no Jardim Bangu e o segundo em Campo Grande, ambos localizados na Zona Oeste do Rio.

  Foto: Bruno Barreto / Faetec

faetec.pedrafundcampgrand

Em Jardim Bangu, a unidade terá aproximadamente 800 m² e oferecerá cursos profissionalizantes voltados para o mercado de trabalho. Já em Campo Grande serão investidos aproximadamente 2,5 milhões. A unidade terá capacidade para atender em torno de 1.900 alunos por ano em uma área total de cerca de 840 m².

A cerimônia contou com a presença do subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Miguel Badenes, representando o secretário Tande Vieira; do chefe de gabinete da Faetec, Ubirajara Baptista Cabral, representando a presidente Maria Cristina Lacerda; do deputado estadual Thiago Pampolha; e demais autoridades locais.

O subsecretário Miguel Badenes acredita que a chegada da Faetec na região poderá elevar ainda mais as possibilidades e oportunidades de trabalho, renda e empregabilidade para a população.

– Aqui em Campo Grande, por exemplo, o novo CVT abrirá as portas do mercado de trabalho local e para além da região. Essa parceria entre governo, secretaria e instituição de formação profissional e educacional faz a diferença para os moradores desta região que como qualquer outra necessita de oportunidades – explicou o subsecretário.

Para o chefe de gabinete da Faetec, Ubirajara Baptista Cabral, os cursos da Fundação são aguardados pela população e criam uma expectativa positiva de mais formação para ingresso no mercado de trabalho.

– As unidades oferecerão cursos voltados para a área da Construção Civil e Administração de Empresas. Essa expansão da Rede já garante boas oportunidades em outros 46 centros totalmente pensados na vocação da região e nas necessidades de desenvolvimento de novos profissionais – disse o educador.

Inicialmente a previsão é de que os novos CVTs de Jardim Bangu e Campo Grande ofereçam os cursos de qualificação profissional de Operador de Computadores em Ambiente Windows, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Promotor de Vendas, Operador de Telemarketing, Recepcionista, Pedreiro de Alvenaria, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Encanador e Instalador Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Espanhol e Inglês.

Os eventos aconteceram respectivamente à rua Roque Barbosa, s/nº, Polo Jardim Bangu e em Campo Grande, à rua Rodrigues Campelo, nº 33.