FAETEC celebra o Dia Mundial da Água com debate e exposição

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) dedicou esta segunda-feira para refletir sobre o maior bem do século. O Teatro Abdias Nascimento, localizado no Complexo Educacional de Quintino, foi palco de uma grande exposição de projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas da Rede.

diadaagua
Teatro Abdias Nascimento contou com a presença de alunos da Rede Faetec

Cerca de 350 alunos da Escola Fundamental República, Creche Casa da Criança e do Cetep Quintino participaram do evento, que contou ainda com a apresentação da Banda da Escola de Música Baden Powell. A ação teve por objetivo apresentar ideias de como utilizar o recurso natural com sabedoria e responsabilidade, evitando desperdícios e esgotamento da água potável. O desafio é estimular a mudança de comportamento das novas gerações.

 

Foram selecionados alguns dos melhores trabalhos desenvolvidos por alunos no que se refere à conscientização e à preservação dos recursos hídricos, com destaque para o projeto Ecojolos. Desenvolvido por alunos da Escola Técnica Adolpho Bloch, o projeto de fabricação de tijolos ecológicos prevê economia de água, tempo e dinheiro, a partir da utilização de água da chuva em sua composição.

Durante o encontro, ainda foram discutidos o ciclo de formação de mananciais, desde o processo de evaporação até sua precipitação; a função do Comitê de Bacias Hidrográficas, que discute a utilização adequada da água pela população e indústria e conta com a participação da FAETEC; a utilização de filmes educativos em sala de aula, a fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha e a implementação da Agenda 21 nas escolas.


Em 2015, novas ações de Educação Ambiental

Para este ano, serão desenvolvidos novos projetos nas escolas, entre eles: visitas à Estação de Tratamento de Água e Esgoto da CEDAE, para entender o complexo processo de tratamento da água que chega às torneiras das casas; e a captação de água da chuva para abastecimento do reservatório da Escola Técnica Juscelino Kubitschek.

Além disso, estão previstos o concurso “O Fantástico Mundo da Água”, que prevê trabalhos audiovisuais e de artes gráficas; e o curso de Gestão Ambiental da Adolpho Bloch, com ênfase em recursos hídricos, que prevê coleta de água dos aparelhos de ar-condicionado para limpeza da unidade.


Protótipo do projeto de captação da chuva