Alunos e professores da Rede Faetec se unem na confecção de quatro mil máscaras por semana na prevenção ao Coronavírus

As peças serão doadas para as secretarias de saúde municipais e do Estado

Em momento de pandemia mundial como a do novo Coronavírus, o Covid-19, toda contribuição pode salvar vidas. Foi pensando em ajudar que um grupo de alunos e professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), uniram-se e juntos irão confeccionar máscaras para proteção ao vírus. As peças já começam a ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 6 de abril, e serão doadas para as secretarias de saúde municipais e do Estado. A previsão inicial é que sejam confeccionadas quatro mil máscaras por semana na Região Metropolitana.

O secretário Leonardo Rodrigues atento à necessidade do uso de máscaras de proteção, que cresce a cada dia, buscou ajuda junto ao presidente da Faetec, Romulo Massacesi, que acionou a nossa Rede de alunos e professores que prontamente aderiram à iniciativa. “Ficou evidente a necessidade, por conta dessa pandemia, de ajudarmos de alguma forma os profissionais de saúde que estão incansáveis nesta luta. Resolvemos ajudar de fato, fazendo algo efetivo. Não dá só para observarmos! É muito gratificante estar ajudando os profissionais de saúde a se proteger. Essas máscaras serão de extrema importância nesse momento de união entre todos os entes do Estado e Município” disse Leonardo Rodrigues.

Serão diversas unidades da Rede espalhadas por todo o Estado do Rio de Janeiro que irão participar da produção. As Faetecs de Bom Jardim; Itaperuna; Rio das Flores; Valença; Nilópolis; Quintino Bocaiúva; Quitungo; Olavo Bilac, em Duque de Caxias; e Austin, em Nova Iguaçu. A ideia é que as peças possam ser utilizadas pela equipe de apoio das unidades hospitalares.

“Estamos percebendo a demanda e a necessidade do uso de máscaras de proteção que cresce a cada dia. Fomos buscar, junto aos nossos alunos e docentes dos cursos de Costureiro e Modelista, essa possibilidade de confecção de máscaras de TNT. Tivemos de imediato a adesão de todos, e contamos com mais de 60 voluntários nessa empreitada. O momento é de união, e juntos seremos mais fortes para enfrentarmos esse vírus” ressaltou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

Para a professora de costura Edileuza Queiros, que se voluntariou para participar dessa corrente solidária, a doação nessa ação é mais do que uma peça de proteção. “Já estava fazendo algumas poucas peças em casa para doar. Quando a Rede Faetec entrou em contato comigo me convidando para participar, abracei a causa na hora. Liguei para colegas e ex-alunas, e todas toparam. Aqui, a gente não está só doando máscara. Estamos doando também um pouco de amor e carinho”, completou a Edileuza.