Comitiva da Faetec visita Maricá para implantação de Polo Integrado Tecnológico

Uma das metas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, é levar formação profissional para quem precisa em todo o estado do Rio. Pensando nisso, o presidente interino da Faetec, Maicon Lisboa, e membros da gestão da instituição se reuniram na última quarta-feira, 22, com a equipe de Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e da Secretaria Municipal de Educação para discutir a implantação de uma unidade da Rede Faetec na cidade e um futuro Polo Integrado Tecnológico.

A ideia é que a Prefeitura fique responsável pela construção do campus e pelos encargos dos profissionais e a Faetec assuma a parte pedagógica na implantação dos cursos, incluindo a seleção dos docentes, o plano de trabalho das atividades e a certificação. As opções de formação ainda estão sendo estudadas, mas já está acordada a instalação de um laboratório com vistas ao curso técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos em função do aeroporto presente na região.

– Estamos aqui para atender uma demanda do município de Maricá. Nos sentimos muito honrados e não mediremos esforços para, da melhor forma possível, realizarmos essa parceria. Não tenho dúvida de que a Faetec irá contribuir para o desenvolvimento do município – revelou o presidente interino da Faetec, Maicon Lisboa.

A previsão é de que os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) comecem ainda nos primeiros meses de 2021. As atividades serão ministradas provisoriamente na sede do Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado em Ubatiba.