No Dia Internacional da Mulher – Homenagem a Nilda Teves

Hoje parabenizamos todas as mulheres por sua força, determinação e esforço em lutar por seus sonhos. E, em especial, parabenizamos a professora Nilda Teves Ferreira - Fundadora e 1ª Presidente da Faetec. A educadora tomou posse na instituição em 1996, quando ainda se chamava Centro de Educação Integrada (CEI), e teve por missão levar uma renovação pedagógica às crianças moradoras do bairro de Quintino e seu entorno. Ela defendia uma sociedade justa, humana e fraterna.

Graças a sua competência e capacidade, transformou esta instituição em um complexo de escolas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, com vistas a atender alunos de variadas classes sociais. Ainda em 1996, sete escolas técnicas passaram a fazer parte da sua gestão, consolidando no Estado do Rio de Janeiro a Educação Profissionalizante pela Rede. Nilda Teves também foi a responsável por estabelecer a transposição do modelo da FAEP para FAETEC (1998), assumindo em seguida a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Por fazer da Fundação um cartão postal na formação de mão de obra profissionalizante, recebeu diversas homenagens: Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (1996); Homenagem Especial por Trabalhos Desenvolvidos em Prol do Ser Humano (1997), com o reconhecimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos - RJ; Título de Cidadã Benemérita do Estado do Rio de Janeiro da Assembleia Legislativa do RJ (1997) e Medalha Tiradentes concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Foi condecorada ainda com a Medalha Duque de Caxias, pelo Exercito Brasileiro (1999); tornou-se membro da Academia Brasileira de Educação em 2004; e foi eleita Personalidade do Ano em Educação, pela Associação Brasileira de Educação, Associação Brasileira de Imprensa e Jornal Folha Dirigida, em 2006. É com esse exemplo inspirador que parabenizamos todas as mulheres desta Fundação. A Faetec é formada por muitas Nildas Teves e temos um imenso orgulho disso. Agradecemos cada uma por sua contribuição nessa linda história ainda em construção.