Centro de Memória da Faetec organiza Mostra sobre Cultura Material Escolar

 Troféu de 1985 em exposição na Mostra do Centro de Memória

 

Teve início nessa segunda-feira (20) e vai até 26 de setembro, no Centro de Memórias da Faetec (Cemef), a Mostra sobre Cultura Material Escolar “Marcas do Passado na Faetec Quintino: Troféus do SAM e da Funabem”. É composta por uma exposição de troféus, quadros e documentos das competições esportivas do Serviço de Assistência do Menor (SAM) e da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem). História resgatada de 1941 a 1990.  

Sabe aquele material achado no lixo que possui imenso valor histórico e social, garimpado? Esse papel fundamental é realizado pelos pesquisadores do Cemef, que por meio de um olhar cuidadoso, resgataram os troféus adquiridos ao longo de décadas por intermédio de projetos educativos. Para a Mostra, foram selecionados 26 objetos, que fazem parte de diversas competições esportivas.  

O evento conta com a organização e curadoria de Patrícia Freitas, coordenadora geral do Cemef; Isabella Paula Gaze, coordenadora adjunta do Cemef, e Emmanuel Fraga, da Diretoria de Educação Superior (Desup). O site: https://bit.ly/cemef possui acesso para todos.  As fotos possuem legendas, e os troféus e quadros têm recurso da audiodescrição, além de intérprete em Libras virtual.

 

Apresentando os troféus em exposição: Marcia Farinazzo, Emmanuel Fraga, José Wilson, João Wellington e Patrícia Freitas

“O objetivo em trabalhar nesses troféus, fotografias e documentos é resgatar a História das instituições escolares e da própria Rede Faetec”, afirmou Patrícia Freitas. É 100% on-line e gratuito. A Mostra faz parte da 15° Primavera dos Museus.

A exposição tem também por finalidade apresentar a importância do cuidado na preservação de objetos e da memória. Este troféu (imagem 1) é datado de 1985 e faz referência a um campeonato estudantil. Fotografias de atletas renomados, como Dadá Maravilha, Pelé e Zico, estão disponíveis no acervo e são nomes importantes que visitaram a Funabem e agregaram valores aos alunos.  

E atenção, historiadores, professores, alunos de História e público afim. Você pode ver de perto parte dessa história do SAM e da Funabem, resgatada pela equipe do Cemef.  Para isso, encaminhe um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  e agende a visita guiada.

 

Foto: Felipe Corrêa