Curso da Faetec é destaque em artigo de revista internacional

 

Artigo publicado numa revista italiana especializada em elevadores pelo empresário Fábio E. Becker Aranha não deixa dúvida sobre a qualidade dos profissionais formados pela Faetec, neste caso, os da ETE Engenheiro Silva Freire, em Deodoro, que há cinco anos, numa parceria inédita com o Sindicato das Empresas de Conservação , Manutenção e Instalação de Elevadores do Rio de Janeiro (SECMIERJ), passou a formar mão de obra qualificada para esse mercado.

 Com a citação da Faetec na tradicional revista “Elevatori” fundada em 1972, e totalmente voltada para elevadores, o autor reconhece o trabalho pioneiro realizado pela unidade: a primeira a formar especialistas em manutenção de elevadores da América Latina.

Um dos responsáveis pela implementação do curso de Técnicos Especialistas em Manutenção de Elevadores, o professor Roberto Wilians de Santana, há 21 anos na Faetec, destaca a importância da parceria Faetec- SECMIERJ para a formação de mão de obra qualificada e empregabilidade.

“A Faetec há cinco anos acreditou no projeto. Hoje a ETE Silva Freire recebe estudantes de várias outras Faetec, que desejam se especializar, somos referência internacional. Com empregabilidade de 95%, além das vagas apadrinhadas pelas empresas, nossos estudantes  praticamente já saem empregados”, vibra o Wilians.

Para formar profissionais de excelência, a unidade conta com métodos de avaliação que começa com o Coeficiente de Rendimento, o famoso CR. Em seguida, entrevista psicossocial  para definir se num momento de tensão o profissional saberá como agir, e por último os indicados pelas empresas são avaliados por elas.

Wilians destaca que a procura pelo curso, além da qualidade, se dá pela dinâmica da matriz curricular.

“Hoje além de mecânica, os alunos também aprende eletrônica e elétrica. Percebemos essa defasagem apesar de que, para ser aceito, é necessário ter concluído o Ensino Médio. Tratando-se de um curso pós-técnico” Conclui.

No total, a Faetec já formou quatro turmas de Técnicos Especialistas em Manutenção de Elevadores, com média de 25 alunos por ano, com 800 horas-aulas, trata-se do único curso de nível técnico oficial do país.

Curso de instalação e manutenção de elevadores ou Curso da Faetec de instalação de elevadores.