Centro de Beleza e Laboratórios de Informática e Robótica são inaugurados na Faetec Paracambi em parceria com a Faperj

Na tarde da última quinta-feira (02/12), foram inaugurados, em Paracambi, dois laboratórios de Informática e um laboratório de Robótica, além da implantação do Centro de Beleza, onde serão ministrados cursos pertinentes à área. Esse feito é resultado de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que repassou R$ 160 mil reais à unidade por meio do Programa Apoio à Infraestrutura Laboratorial da Rede. A Faetec também repassou mais R$ 40 mil reais para melhorias das instalações do campus.

O investimento visa contribuir para a adequação e modernização dos ambientes tecnológicos da Faetec Paracambi. Com a quantia, foram comprados diversos computadores e materiais que serão utilizados nas aulas de Informática, Montagem e Manutenção de Redes, Robótica e outras.

O presidente da Faetec, João Carrilho, esteve presente no evento e discursou para os alunos e professores, falando sobre o comprometimento da presidência da Faetec com o aprendizado dos estudantes: “todo esse trabalho é para colocar o aluno na sala de aula, para aprender e engrandecer. Tenham certeza de que a gente trabalha diariamente pensando no futuro dos alunos, e é maravilhoso ver a felicidade deles”.

A jovem Tabyta Pereira Rocha da Silva Magela, de 16 anos, acredita que utilizar os novos laboratórios irá interferir de maneira positiva no seu aprendizado. “Isso vai ajudar no meu estudo, eu vou saber mais como usar o Windows e o computador em si. Eu acho que aprendendo mais sobre informática no laboratório, vamos ter mais acesso a coisas que, muita das vezes, ficamos na dúvida”.

Uma reforma foi realizada para melhorias na infraestrutura da unidade, como reparações no encanamento e na parte elétrica. Além dos laboratórios, outros setores também foram contemplados com os reparos, como a sala dos professores e a cozinha. Houve ainda a compra e instalação de ventiladores, armários e móveis, troca de tomadas e reforma de cadeiras.

Lucas Soares de Paiva, de 19 anos, contou um pouco sobre sua expectativa para as aulas nos novos ambientes. “Vai ser de extrema importância para mim, porque vou ter um local próprio para fazer a prática dessa disciplina, porque muita gente não tem o acesso à internet ou ao computador e aqui eu vou conseguir sanar minhas dúvidas e aprender”.