Faetec de Quintino tem grande movimentação no primeiro dia do preenchimento de vagas ociosas aos Cursos de Qualificação Profissional

Candidatos às vagas remanescentes dos cursos de Qualificação Profissional.

O sentimento era o de esperança estampado no rosto da maioria das centenas de pessoas que procuraram a unidade da Faetec, em Quintino, na manhã desta quinta-feira, dia 10, na tentativa de obter uma das 526 senhas a serem distribuídas durante o primeiro dia de matrícula para o preenchimento das vagas remanescentes do edital aberto em 10/01, e encerrado no último dia 01/02, cujas ofertas de vagas ultrapassaram 30 mil.

Umas das primeiras a chegar à unidade, a dona de casa Angélica Francisco Soares, 59 anos, moradora de Cascadura, disse que naquele momento estava dando início a um sonho.

“Estar aqui é mais do que fazer uma simples matrícula, é iniciar um sonho. Não posso medir o tamanho da minha felicidade. Quero subir aos palcos e mostrar a minha arte. Esse curso é apenas o início de tudo, tenho certeza”, vibrou Angélica, mostrando orgulhosamente o canhoto com a inscrição.

Angélica, candidata às vagas remanescentes dos cursos de Qualificação Profissional.

De acordo com o coordenador da Faetec Quintino, Linardino Alcides, alguns cursos são mais procurados que outros. A preferência são aqueles que possam dar retorno financeiro imediato.

“O objetivo da maioria das pessoas que nos procura é tocar seus próprios negócios. Por isso, cursos como os de Refrigeração de Ar Doméstico, Soldador, Eletricista de Auto fazem tanto sucesso”, afirmou o coordenador.

É o caso do aposentado Edvaldo Tavares, 64 anos, morador de Mesquita, na Baixada Fluminense. Ele acordou cedo, pegou trem lotado junto com o filho Igor, para tentar uma vaga no curso de Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga. Porque ele entende que pode acrescentar mais esse conhecimento à sua profissão.

Edvaldo, candidato às vagas remanescentes dos cursos de Qualificação Profissional.

“Eu não gosto de ficar parado, mesmo aposentado, pretendo continuar trabalhando enquanto puder. Esses cursos são muito caros aí fora. Essa oportunidade não dá para desperdiçar. Quando fiquei sabendo, já tinha passado o período de inscrição. Mas tenho certeza que vou conseguir”, disse Tavares, mecânico Diesel por profissão.

Na linha de frente do processo de matrícula, o servidor Rogério Tabuquili percebeu que, diferente de outros anos, um setor em particular sobrou menos vagas que anos anteriores: os voltados para hotelaria e prestação de serviços.

“Este ano, quem veio buscar vagas remanescentes em áreas como Auxiliar de Cozinha e Salgadeiro encontrou menos vagas que nos anos anteriores, assim como nos cursos de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure”, sinalizou Rogério.

A dona de casa Renata Martins, 47, foi uma das felizardas que conseguiu preencher a matrícula para o curso de Salgadeiro.

“Estou muito feliz por conseguir fazer essa inscrição. Acordei cedo, mas valeu a pena. Tenho certeza que após esse curso muitas portas se abrirão,” disse confiante a moradora de Madureira.