Com sentimento de esperança com o futuro, alunos da Faetec iniciam o ano letivo de 2022

Esperança por mais um ano letivo que se inicia. Esse é o sentimento que paira no ar quando vemos alguns dos alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, reunidos em sala de aula. Cerca de 30 mil estudantes retornaram às escolas da Rede nessa segunda-feira (14/02).

A aluna do Técnico em Enfermagem, na ETE República, Emilly Pinheiro, ressaltou um pouco de sua sensação com a volta às aulas. “É um sentimento de esperança. Coloquei para mim que esse seria um ano diferente, que eu iria tornar esse ano assim. Mesmo que aconteça a pandemia, eu vou me esforçar para ser algo diferente. Estou muito contente, a minha expectativa é totalmente positiva, estou esperando o melhor para esse ano”.

É possível observar que a expectativa sobre o ano de 2022 se repete não apenas entre os estudantes da Fundação, mas entre os professores também. É o caso de Cristina Oliveira, professora de Matemática na ETE República. Segundo ela: “é um sentimento muito bom. A disciplina de matemática precisa ter esse contato. Sinto um alívio por estarmos vivos, de agradecimento por estarmos vacinados. Tenho boas expectativas e desejo saúde para todos nós”.

Nesta semana, as aulas retornaram em todas unidades da Rede Faetec distribuídas pelo estado do Rio de Janeiro. Os anos que correspondem ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio já estão com suas atividades presenciais acontecendo. O Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional (CAEP) Favo de Mel também retomou o ensino que oferece aos alunos com deficiência intelectual, assim como os cursos de Qualificação Profissional, que tiveram início também nesta segunda-feira.

É o caso do aluno Diogo Veloso, de 33 anos. Ele está em seu terceiro curso na Fundação e espera melhorar seu currículo com eles. Atualmente está cursando Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial. Para Veloso, as qualificações são positivas, pois uma formação liga à outra. “Estava precisando de um curso nesse estilo para me especializar”, declara.

A previsão é que, até o final deste mês, o número de alunos em sala de aula aumente para cerca de 50 mil estudantes, contando com o ingresso dos novos alunos e o retorno da Educação Infantil e Superior.

Para o Presidente da Fundação, João Carrilho, o retorno mostra a importância de ter os alunos em sala de aula. “É gratificante ver que o trabalho que está sendo feito em todas as unidades da Faetec está tendo um efeito positivo na população, que visamos atender. A Faetec busca realizar os sonhos de seus alunos e ficamos felizes em poder contribuir com isso”, declara.