Escola Martins Pena promove o 1º Seminário de teatro da unidade

A centenária Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena , unidade vinculada à Faetec, e a primeira escola de teatro da América do Sul, promoveu durante esta semana o "I Seminário Martins Pena de Teatro: Diálogos entre gerações". O evento ocorreu entre os dias 14 e 17, de forma on-line, pelo canal da escola no YouTube, “A Martins está no ar”. O encerramento do Seminário acontece nesta sexta-feira (18) no modelo presencial, com a reabertura do Teatro Armando Costa.

Para o gestor Rodrigo Marconi, essa retomada é mais que uma volta às aulas. Trata-se de uma celebração após dois anos de afastamento impostos pela pandemia.

“Mais do que abrir o ano letivo, esse Seminário pretende estimular os alunos e mostrar que há luz no fim do túnel. Inclusive para aqueles 400 estudantes que não conseguiram uma das 30 vagas oferecidas. Esperança é a palavra para esse recomeço”, disse o professor.

De acordo com a dinâmica, cada convidado teve até 45 minutos para falar aos alunos a partir da pergunta/provocação "O que o artista convidado de hoje falaria para ele mesmo no início da carreira?". Os estudantes fizeram perguntas aos artistas, mediados por um docente da escola.

Durante a semana, participaram do evento profissionais das áreas de dança, roteiro, teatro e outras. Alguns dos convidados foram o ator Charles Fricks, a roteirista Renata Mizrahi, o cineasta Rodrigo França, a bailarina Vera Lopes e o gestor cultural Alexandre Santini, que também é egresso da Martins Pena.

Cada convidado falou sobre sua área de atuação, início de carreira e particularidades da profissão, além de responderem perguntas dos espectadores e darem dicas e conselhos para aqueles que desejam seguir carreira em uma das áreas.