Professora da Faetec foi semifinalista do “Prêmio Professor Transformador” 2022

Os números, teoremas e equações transmitidos com leveza, paciência e paixão vêm transformando a vida de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental República (EEEFR), unidade da Faetec, no campus Quintino, Zona Norte do Rio. E a responsável por isso tem nome: Katia Machinez, professora de matemática da Rede. Ela foi uma das semifinalistas de um dos mais prestigiosos prêmios voltados para incentivar mestres de todo o país: Prêmio Professor Transformador 2022, que está em sua segunda edição.

O projeto semifinalista, intitulado “Motivação e Engajamento Escolar: ação de motivação para a aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental público, durante a pandemia da Covid-19”, trata-se de apoio motivacional e tem como finalidade expandir os horizontes dos alunos, mostrando o valor e capacidade de cada um. Um projeto que também envolve a família, ocorrido num momento grave de pandemia, quando os alunos estavam impedidos de frequentar salas de aulas.

“Foi a primeira vez que me inscrevi para um prêmio. O que me deixa mais feliz é que esse projeto é de 2020, e este concurso equivale a 2021. Muita coisa avançou. Participamos de inúmeras olimpíadas de matemática, com enormes premiações. Foi um desafio manter os alunos motivados para a matemática num período tão difícil quanto esse”, disse Katia, orgulhosa pelas conquistas de seus alunos.

O projeto motivacional já era realizado presencialmente, mas com a pandemia tudo teve de ser rearranjado, foi aí que entrou a criatividade e dedicação da professora: organizando contexto, inscrevendo alunos e motivando, de forma online, com formação de grupos de estudo para as competições. O grande orgulho de Katia foi o desempenho nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia (OBA), quando 10% da escola participou.

Como é o caso da professora de inglês, Kelly Caiaffa, 43 anos, que não poupa elogios e agradecimentos quando se refere à professora Kátia.

“Hoje meu filho cursa o Ensino Médio, mas tenho de reconhecer a grande importância que a professora Katia teve na vida não apenas de Kristian, mas de todos os alunos. Ela fez uma ponte entre conhecer e acreditar. Principalmente motivando a participar de olimpíadas relacionadas à matemática como a OBMEP”, disse Kelly, orgulhosa pela conquista do filho na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Outra que exalta o trabalho da professora é a secretária Ana Claudia Martins, 43, moradora de Oswaldo Cruz e mãe de Murilo Calmon, 13.

“A importância da professora Kátia é enorme, ela descobriu Murilo numa dessas iniciativas de inscrever os alunos. E com isso foi pegando todos eles. Ela instituiu um grupo de estudo durante a pandemia para não deixar os estudantes à deriva. De fato, ela merece tudo de bom. Ela nunca abandonou o meu filho, pelo contrário: motivava, conversava e orientava”, disse Claudia cujo filho, com o incentivo de Katia ganhou uma bolsa do Ministério da Educação: o PIC Jr (Programa de Iniciação Científica Júnior) por conta da medalha de bronze na OBMEP.

O Prêmio Professor Transformador, promovido em parceria pelo Instituto Significare, Bett Educar e Base2edu, tem como objetivo valorizar projetos de Educação Transformadora implementados na Educação Básica.

Parabéns, professora Kátia Machinez, toda a Rede se alegra por mais essa conquista de um membro da família Faetec.