Faetec inaugura unidade voltada para cursos de qualificação profissional na cidade de Carmo

Foi inaugurada, no fim da tarde da última quinta-feira, dia 30, a mais nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, no município de Carmo, na Região Serrana do Rio. O polo está localizado na Rua Manoel Cosendey Cortes, N° 15.

O prédio onde está a unidade passou por melhorias em sua estrutura, contando com reformas na parte de hidráulica e elétrica, obras no teto, construção de novos banheiros, pintura e adequação dos espaços para melhor atender à população.

Prestigiando a inauguração, o presidente da Faetec, Iranildo Campos, fez questão de esbanjar sua alegria em visitar a cidade. “Hoje, para mim, é uma vitória junto com a população de Carmo. Estou mais feliz do que ontem, porque estou em Carmo. Vocês podem ter certeza que vêem muitas coisas para o município”, declarou Iranildo.

Visando atender aos 19 mil habitantes do município com cursos de Qualificação Profissional em áreas de tecnologia, moda e gastronomia, a unidade ocupa um espaço de 335m². O polo conta com uma sala de aula e três laboratórios, sendo eles de: informática, modelagem e costura e padaria escolar.

Regina Louredo é uma mãe com ótimas esperanças para o futuro de seu filho a partir da chegada da Faetec ao município. “A gente estava precisando de uma qualificação. A cidade é pequena, existe pouca vaga de emprego e isso vai abrir portas. Tenho um filho de 13 anos que está entrando na adolescência agora, isso é um marco para ele ter uma qualificação para entrar no mercado de trabalho com mais facilidade”, falou Regina.

O polo da Faetec em Carmo está apto a oferecer cinco opções de cursos, que são: Assistente Administrativo, Costureiro, Modelista de Roupas, Operador de Telemarketing e Padeiro. A previsão é de que sejam ofertadas 270 vagas neste segundo semestre de 2022.

Sonhando com os cursos nas áreas de moda para si e os da área da informática para seus dois filhos, de 22 e 12 anos, Kátia Serrazine afirma: “Carmo estava precisando de cursos profissionalizantes. Os nossos jovens estão precisando muito deles, pois será uma forma dos meus filhos se distraírem com algo diferente e adquirir uma profissão”, declarou a mãe.