Alunos da Faetec Saquarema fazem bonito na Olimpíada Brasileira do Saber

Alunos da Escola Técnica Estadual Helber Vignoli Muniz, unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica, em Saquarema, se destacam na Olimpíada Brasileira do Saber (OBS) 2022, na cidade de Serra Negra, em São Paulo. Na primeira participação da unidade na competição, 17 medalhas foram conquistadas: um ouro, três prata, quatro bronze e nove de honra.

A medalha de ouro da Faetec foi a única em todo o estado do Rio de Janeiro. A olimpíada foi composta de matemática, ciências, raciocínio lógico, debate, eletrônica e robótica. Como um dos objetivos da competição é preparar os alunos para olimpíadas científicas internacionais, todas as provas foram feitas em inglês, inclusive o debate.

O aluno Lucas Teixeira de Edificações ganhou a medalha de ouro na segunda fase da competição e foi premiado com o terceiro lugar em matemática e raciocínio lógico na terceira fase presencial. Para ele, estar no pódio foi a superação das próprias expectativas. E que este momento foi um dos mais felizes da vida dele.

A olimpíada foi uma experiência incrível, desde a primeira fase até a presencial. Nossos pais e o Hugo, nosso professor, tiveram que se desdobrar para fazer com que isso se tornasse possível. Ela valeu cada noite mal dormida estudando e cada dor de cabeça, e estresse dos preparativos. Por ser nossa primeira olimpíada e não termos tido tanto tempo de preparação, eu não estava indo atrás de medalhas nem nada do tipo, só de estar lá e participar da olimpíada já era o suficiente”.

Já Almir Coelho, estudante de eletromecânica, conseguiu medalha de prata também na segunda fase do torneio.

"A medalha de prata na segunda fase da olimpíada foi muito importante para chegarmos à etapa presencial. A ida a São Paulo foi uma etapa na minha vida na qual eu estive esperando por anos, e graças a essa competição pude ter essa chance. Os desafios de uma rotina de competição, as novas amizades de outros estados, as decisões tomadas nos momentos cruciais, tudo isso teve um propósito, por mais irrisório que pareça”.

Esta foi a sétima edição da competição, sendo a maior olimpíada do país dentre as que não possuem vínculo governamental. Na primeira fase, participaram mais de 40 mil alunos oriundos de 300 escolas de todas as regiões do país.

O desempenho brilhante dos 59 alunos participantes na primeira fase levou a classificação de 39 deles para a segunda etapa, resultando em 17 condecorações. Na competição, além de provas, havia ainda uma etapa escrita, na qual apenas as 10 melhores escolas passavam para o quiz. A Faetec Saquarema ficou entre as cinco melhores unidades de ensino em todos os quizes.