Equipes de alunos da Faetec vencem concurso de boas-práticas para inclusão de pessoas LGBTQIA+

Para os alunos do curso de Administração da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), unidade vincula à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), não importa se a competição é de curto ou longo prazo: eles simplesmente vão lá e conquistam. Desta vez, os estudantes conquistaram a primeira e a segunda colocação no desafio da Innovation Camp (Junior Achievement-JA), em parceria com a distribuidora de combustível Ipiranga. E o tema teve tudo a ver com cidadania. Nesta edição, o desafio proposto foi "Como podemos melhorar a atração e retenção de talentos LGBTQIA+ na Ipiranga".

Os alunos tiveram três dias entre a elaboração do projeto até a apresentação, que agora poderá ser implantando pela empresa. O grupo formado pelos estudantes José Pedro da Silva, 16 anos; Rafael Prisciliano Cesário, 16; Thyago Arthur Custódio, 16; e João Victor da Silva 17; todos conquistaram a primeira colocação. Já a equipe, formada por Kauã Rodrigo Fontoura, 16 anos; Amanda Rodrigues, 15; João Victor Soares, 15; e Mariana Ozana de Oliveira e Silva dos Santos, 16, conquistou o segundo lugar.

A disputa reuniu quatro escolas tradicionais. Um dos integrantes da equipe vencedora, José Pedro Vaz, relata como foi o processo de criação até a conquista do primeiro lugar e fala da importância de mais esse desafio.

“Essa conquista vai além do prêmio para mim, é muito importante poder ter a oportunidade de estar nesses projetos, notar que a escola pública ainda pode ser vista como agregadora e próspera. Acredito que o ponto esteja aí: mostrar para os outros estudantes essas possibilidades, além de significar muito pra minha futura vida profissional. Independentemente de minha escolha, é sempre muito recompensador estar nesses projetos, eles me dão motivação e com certeza representam experiência e aprendizado”, disse Pedro.

Para a estudante Mariana Ozana de Oliveira, moradora do Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, e membra da equipe que conquistou a segunda colocação, essa conquista serve como grande incentivo profissional.
“Essa conquista foi um grande incentivo profissional para mim, pois revelou a minha capacidade de resolver problemas e criatividade, que é o que almejo explorar profissionalmente. Foi uma experiência grandiosa para mim e toda minha equipe”, afirmou Mariana.

Já para o professor Francisco Fernandes Neto, orientador do grupo, esse tipo de projeto é muito importante para a formação dos alunos.

“O problema proposto pela empresa é o que acontece no dia a dia dentro dela. Portanto, o que eu acho positivo nesse tipo de competição é que eles têm contato direto com profissional de mercado, eles trabalham com quem tem experiência com elementos”, afirmou o Francisco com orgulho da garotada.

Além da ETEAB, participaram da competição a ETE Henrique Lage; o Colégio Pedro II; e o Colégio Estadual Hebe Camargo. Os vencedores receberam vouchers para compra de livro, e um tablete foi sorteado entre todos os integrantes do desafio.

A Junior Achievement é reconhecida como uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a JA os estimula e desenvolve para o mercado de trabalho.