Escola de Saúde da Faetec comemora com palestras e exposição o dia do Técnico em Prótese Dentária

Para lembrar o dia do Técnico em Prótese Dentária, comemorado em 05 de novembro, a Escola Técnica Estadual Saúde Herbert Souza (ETESHS), em Quintino, unidade vinculada à Rede Faetec, preparou uma série de evento na semana, com exposição e palestras para celebrar a data, com direito a pipoca para os participantes: “intitulado Prótese Day”

O evento teve início com uma palestra do coordenador do curso de Prótese Dentária e mestre em Odontologia, Marcelo de Omena, que falou sobre novas tecnologias empregadas na profissão e no mercado de trabalho. Duas mesas com equipamentos ortodônticos e simulacros de arcada dentária foram detalhadamente montadas e expostas.

O público, em sua maioria, foi formado por alunos, como Miguel Ribeiro, 18 anos. Para ele, participar de encontros como este, melhora muito na formação profissional de qualquer estudante.

“Na verdade, esse evento foi muito bom porque a maioria dos alunos, assim como eu, não tem noção de como realmente funciona na prática a profissão. Nessa palestra ficamos sabendo como trabalha o Técnico em Prótese Dentária e de como empregar novas tecnologias desenvolvidas”, disse Miguel, morador de Bangu e com previsão de formação em 2023.

Para Ana Carolina Mota, 18, moradora de Piedade, ter um suporte como este oferecido aos alunos dá uma confiança para quem ainda têm dúvida de qual caminho seguir.

“Encontros assim servem para aprender sempre um pouco mais, ter ideia do que vamos enfrentar no mercado de trabalho nos dá certa vantagem. Porque não estamos parados, estamos nos mexendo. Antes queria fazer Enfermagem, mas hoje a odontologia é minha grande paixão”, confessou Ana Carolina.

A diretora Vanja Helena Guedes, contou que a Escola de Saúde tem grande tradição em organizar eventos como esse, e que a principal finalidade é fazer os alunos terem orgulho de qualquer profissão que desejarem escolher.

“Um dos principais motivos de realizarmos encontros como este é fazer nossos alunos se sentirem orgulhosos e inseridos na profissão que escolherem. Trata-se de uma soma. Os alunos vêm em busca de conhecimento; e os professores que apresentam tecnologia e forma de tratamento e no manuseio novas matérias-primas. Nosso objetivo é recuperar o momento em que realizávamos grandes eventos, que para formação dos alunos é fundamental”, disse Vanja.

A Escola de Saúde é a única do Rio de Janeiro pública e gratuita que oferece o curso e a única da Rede Faetec. A Lei 6.710 de 05 de novembro de 1979 regulamenta a profissão, mas foi somente em 1982 que o registro, para exercer a profissão de Técnico em Prótese Dentária, tornou-se obrigatório.