Faetec celebra o Dia Internacional da Mulher durante todo o mês de março em diversas unidades da Rede

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) celebrou o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, em diversas unidades, durante todo o mês, com atividades físicas, palestras, conscientização e técnica de defesa pessoal, além de outros serviços para as mulheres.

No início do mês, o campus Quintino foi palco de palestra, oficinas, cultura e serviços voltados à comunidade como corte de cabelo e escova, spa das sobrancelhas, limpeza facial e maquiagem. Na abertura das atividades, as mulheres puderam assistir a Tenente- coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Bianca Machado, ministrar o tema “Empodere-se Mulher", que tratou sobre autoestima feminina. Já as técnicas de Defesa Pessoal foram orientadas pelo professor Cassius Marcelo.

Um posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi instalado para auxiliar a população na busca por uma recolocação no mercado de trabalho. Durante o evento, também houve aferição de pressão, medição de glicemia e cálculo de Índice de Massa Corpórea, além de gratuidade para casamento e Isenção de taxa para emissão de documentos. A festividade foi encerrada com espetáculo teatral e apresentação da Banda Sinfônica da Faetec Marechal Hermes.

A data também foi destaque na Faetec Nova Iguaçu. Com o tema “O desafio transforma”, foram oferecidos às mulheres serviços como Spa dos pés e das mãos, revitalização e massagem facial. Para a gestora da unidade, Marcia de Oliveira Cardoso, o evento foi uma forma de retribuir e incentivar todas as mulheres que pensam em se capacitar para o mercado de trabalho.

“A Faetec Nova Iguaçu tem realizado o sonho de muitas mulheres que desejam se capacitar e ingressar no mercado de trabalho, seja através dos cursos Técnicos de Estética e Química, seja através dos Cursos de Formação Inicial Continuada. O Dia Internacional da Mulher não poderia passar em branco, então, fizemos uma programação de atendimentos estéticos para mulheres em nossa Unidade com a atuação de nossas alunas e professores”, afirmou Marcia.

Do outro lado da ponte, também houve comemoração ao Dia da Mulher, que não se restringiu ao dia 08. Durante toda semana, a ETE Henrique Lage realizou eventos esportivos exclusivamente para elas, como torneio de futebol e handebol no Ginásio Esportivo. De acordo com o coordenador de esporte coletivo da unidade, Roberto Gomes, o esporte é mais uma ferramenta de inclusão da mulher na sociedade.

“Lugar de mulher é onde ela quiser, aqui, trabalhamos de forma inclusiva. Somos referência estadual nas competições, afinal, somos bicampeões intercolegiais e não podemos abrir mão desta ferramenta que é o esporte para afirmar que elas podem e devem lutar pelo seu espaço”, disse de forma categórica o professor.

A ETE Marechal Hermes, para lembrar o dia, ofereceu aulas de pilates e hidroginástica e, ao final, foi partilhada uma mesa de frutas para as convidadas especiais. O Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) já realiza trabalho com a comunidade, onde atende 350 alunos (homens e mulheres) acima dos 40 anos. Para o professor Luiz Cézar Constâncio de Souza, coordenador de esporte, o evento serve para reforçar o que já vem sendo feito na unidade.

“Eventos como esse refletem muito na autoestima das mulheres, muitas são vítimas de violência. Tenho certeza que saíram valorizadas e conscientes de que são capazes de reconhecer sua importância na sociedade”, disse o professor, que há dois anos faz parte da Rede. Além dessas atividades, a unidade ainda oferece meditação para toda comunidade do entorno.

O Instituto de Educação Superior do Rio de Janeiro (Iserj), unidade pertencente à Rede Faetec, não ficou de fora das celebrações. Inclusive, a unidade pretende estender a atividade de defesa pessoal, que foi oferecido na semana de comemoração ao Dia da Mulher. Para Carlos Losso, coordenador de esporte do polo, a questão da violência contra as mulheres é uma triste realidade.

“O evento foi muito importante, até como início das atividades, escolhemos justamente a data comemorativa para promover o curso de defesa pessoal feminina. O feminicídio é uma realidade. E foi um sucesso. Devido a isso, a unidade pretende criar ao menos uma aula semanal”, disse o professor, que trabalha com judô e estava agradecido pela acolhida dos alunos de todos os segmentos e da direção do Instituto.

Encerrando os festejos do mês dedicado às mulheres, aconteceu, no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), o workshop intitulado “Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra Meninas e Mulheres”, apresentado pelo grupo “Empoderadas”. No evento foi explicado aos participantes como agir quando forem vítimas das diversas situações de violências no trabalho, na rua e dentro de casa. Para a diretora-geral do Instituto, Rosanea Martins, a ação contou com a participação maciça das alunas e já se pensa em estender esse tipo de debate para o cotidiano do instituto.

“Acredito que esse trabalho deva ser levado mais adiante. Após as palestras, tivemos casos de meninas procurarem a direção para contar os seus dramas. São necessárias mais ações como essas. Mostrar para elas que não estão sozinhas. Dar voz para essas meninas e mulheres. Até porque temos formação em Pedagogia e Normal, e elas vão enfrentar muitas situações como essas em salas de aulas”, disse a motivada a diretora Rosanea.