Aplicativo desenvolvido por alunos da Faetec é premiado em competição nacional

Três estudantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) foram premiados na Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA). O trio compõe o projeto Multiplicadores, conquistou o segundo lugar na competição, nas categorias ‘Nacional’ e ‘Escola Pública’. O grupo trabalha no desenvolvimento do MultiApp, um aplicativo que auxilia no aprendizado por meio de videoaulas e atividades educativas. A próxima edição da competição está com inscrições abertas até o dia 25 deste mês e o edital pode ser encontrado no endereço olimpiadaonda.com.

O Multiplicadores está em andamento desde 2019, na Escola Técnica Estadual República, unidade da Faetec, em Quintino, e é composto pelos alunos do curso técnico em Programação de Jogos Digitais Giovanne Urquidi, Leandro Pacheco e Lucas Faria. A proposta tem ainda orientação e coorientação das professoras Odiléa da Silva e Leila Costa, respectivamente.

O projeto baseia-se na ideia de alunos ajudando outros alunos, que possuem dificuldades, a avançarem nas disciplinas de formação geral e técnica dos cursos oferecidos pela unidade. O MultiApp surgiu para expandir esta corrente de apoio, possibilitando a usuários aprenderem e tirarem suas dúvidas a qualquer hora e em qualquer lugar. A aplicação estará disponível para dispositivos Android.

A Olimpíada Nacional de Aplicativos propõe que estudantes desenvolvam soluções para problemas sociais com o uso de tecnologia. O aplicativo criado na ETE República foi apresentado na 6° edição ONDA, realizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, destinada a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil. Entre 231 projetos participantes, a equipe da Faetec foi escolhida para ocupar a segunda posição na competição, que ocorreu em Gramado, no último mês.

O aplicativo está em desenvolvimento e não possui previsão de lançamento. Contudo, o Multiplicadores está em atividade presencialmente na ETE República. A professora e orientadora, Odiléa Silva, explica que “o Alunos Multiplicadores tem feito a diferença na escola, com a participação de alunos comprometidos em ajudar os colegas, disponibilizando horários de atendimento na sala dos Multiplicadores”.

No momento a equipe está em fase de pesquisa de conteúdo e produção dos vídeos que serão adicionados à plataforma. Além disso, serão adicionados ainda exercícios e jogos interativos. Odiléa Silva falou sobre a gratificação que sente em ver os alunos se dedicando a uma ideia pedagógica.

“Para mim, é uma honra fazer parte da equipe de liderança desse projeto, que é formada por profissionais da ETER com visão de futuro. Fico feliz em acompanhar o trabalho realizado pelos nossos alunos que estão contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, incentivando a busca pelo conhecimento e promovendo mudanças significativas no ambiente escolar”, concluiu a docente.

Aqueles que desejarem participar da 7ª edição da ONDA deverão elaborar projetos viáveis e soluções aplicáveis relacionadas ao tema “Saúde e Bem-estar”. Todas as informações pertinentes, bem como orientações gerais e link de inscrições estão disponíveis no edital.