Faetec Barra do Piraí realiza palestra sobre o ensino da língua escrita para pessoas surdas

A Faetec Barra do Piraí promoveu a capacitação dos alunos do curso profissionalizante em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da palestra Língua Escrita para Surdos, ministrada pela especialista Tânia Maria Firmino. Cerca de 20 alunos participaram da atividade, que ocorreu no último mês.

A palestra foi baseada na perspectiva de linguagem abordada por João Wanderley Geraldi, professor brasileiro referência no ensino da língua portuguesa. Entre os temas abordados, a palestrante mostrou como a língua portuguesa escrita pode ser ensinada ao aluno surdo como segunda língua, apresentando ferramentas e condutas que auxiliam no aprendizado.

Sendo a Língua de Sinais primordial para surdo, tanto no que concerne à expressão do pensamento como na interação social, a Libras se faz o principal instrumento de instrução durante o processo de aprendizagem da língua portuguesa escrita. Outro fator essencial é a interação entre surdos e ouvintes em sala de aula, sendo o professor o responsável por promover este entrosamento.

Para o segundo semestre do ano, a Faetec Barra do Piraí - Unidade Polo Integrado Tecnológico abriu 19 vagas para o curso de Qualificação Profissional em Língua Brasileira de Sinais (Libras) básico, além de 228 vagas para outros cursos profissionalizantes.