Abertura do semestre letivo da Faetec Miracema com a oferta de curso profissionalizante de energia solar

Pela primeira vez, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) oferta o curso de Instalador de Energia Solar Fotovoltaica. A formação profissional no segmento de energia renovável é a aposta da Rede na unidade de Miracema, no Noroeste Fluminense. O novo curso iniciou esta semana e sua aula inaugural foi aberta à população, contando ainda com a presença da Presidente da Fundação, Caroline Alves, do Vice-Presidente Administrativo Sérgio Costenplate e demais autoridades da região.

Ao dar as boas-vindas à comunidade escolar, a presidente da Faetec, Caroline Alves, destacou a missão da instituição e a dedicação dos profissionais para atender as demandas do mercado.

“Nosso lema é empregabilidade. Com o objetivo de trazer conhecimento, formar jovens e abrir portas para a empregabilidade, é com muita satisfação que iniciamos o curso voltado para energia solar. E ressalto: o trabalho de entrega à sociedade é buscado de forma incansável por toda nossa equipe”, declarou Caroline.

A intenção do curso é formar mão de obra capacitada, que é escassa no país, para atender a demanda do mercado que está em crescimento. O curso tem duração de seis meses (20 semanas) e, ao final, o aluno estará apto a fazer reformas, manutenção e interpretar projetos em todo setor de energia solar.

“Temos a intenção de, em pouco tempo, a nossa unidade de ensino já contar com o sistema fotovoltaico e, quem sabe, se tornar autossuficiente. Além disso, o curso tem uma faceta social e ambiental, pois a energia solar contribui com a manutenção da qualidade do fornecimento de energia e o baixo impacto ambiental”, enfatizou o coordenador do curso Paulo Jonas ao demonstrar com orgulho o painel solar instalado na unidade.

A energia solar no Brasil representa cerca 13% de toda a matriz elétrica, sendo a segunda maior fonte do país. A utilização dela é majoritariamente em residências, contribuindo na redução da conta de luz, além de ter como diferencial o fato de não trazer poluição. A novidade despertou interesse da população local que correu para se inscrever nas 30 vagas abertas inicialmente.

“A expectativa para esse curso é muito grande, é uma área que está se expandindo muito no Brasil e eu tenho interesse em aprender. Eu sou eletricista e enrolador de motor, então já tenho uma base. É um novo mercado, é o que está se expandindo atualmente e quero atuar nessa área aqui na cidade”, contou Bráz Junior, morador de Miracema e aluno do curso profissionalizante em Instalador de Energia Solar Fotovoltaica.

Além de Instalador de Energia Solar Fotovoltaica, a Faetec Miracema conta com os cursos de Assistente Administrativo, Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Empreendedorismo com Propósito, Espanhol Básico, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computador e Serralheiro de Alumínio.

Homenagens à gestão da Faetec

Durante a ocasião, a gestão da fundação foi homenageada pelas autoridades do município. A presidente Caroline Alves, o vice-presidente administrativo Sérgio Costenplate e a diretora de Formação Inicial e Continuada, Ana Paula Pilar, receberam uma Moção de Aplausos pela oferta de novos cursos na unidade. O prefeito de Miracema, Clóvis Tostes, e o presidente da Câmara Municipal, Geneci Rodrigues, também prestigiaram a ação.