Alunos da Faetec Juscelino Kubitschek aprendem química com atividades pedagógicas


A Escola Técnica Estadual (ETE) Juscelino Kubitschek tem encorajado o envolvimento de alunos na disciplina de química por meio de atividades pedagógicas. Nas últimas semanas, estudantes fizeram uma visita técnica ao Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e desenvolveram Cordéis de Química, que foram apresentados no “Domingo com Ciências na Quinta”, evento realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. A ETEJK fica no bairro Jardim América e faz parte da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

Durante a visita ao IQ/UFRJ, os alunos do 3° ano dos cursos Técnicos em Administração, Análises Clínicas e Hotelaria participaram da oficina do projeto Química na Cozinha, no qual a ETEJK é parceira. Eles conheceram a rotina de alguns laboratórios do instituto e ainda participaram de uma atividade divertida e saborosa, onde aprenderam a fazer sorvete utilizando nitrogênio líquido.

A professora Raquel Freitas, que supervisionou a atividade, explicou o que é o Química na Cozinha, falando sobre as finalidades do projeto.

“Nele utilizamos conhecimentos comuns nas cozinhas e nos laboratórios para despertar o olhar dos alunos nos fenômenos químicos e físicos presentes no cotidiano. Buscamos também valorizar a alimentação saudável, refletindo sobre os perigos do consumo de ultraprocessados e incentivar a autonomia dos alunos na preparação dos próprios alimentos”, declarou a docente.

Já os alunos de turmas do 1° ano da escola confeccionaram Cordéis de Química, refletindo sobre a preservação da Amazônia, rios voadores e impactos de questões climáticas. A professora Raquel, que também faz parte do grupo de Educação Ambiental da UFRJ, apresentou os cordéis no evento “Domingo com Ciências na Quinta”, realizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O grupo integrado por Raquel ainda promoveu uma discussão sobre "A Crise Yanomami: um olhar pelo Ensino de Química".