Governador Cláudio Castro inaugura Café do Povo em Cabo Frio

O governador Cláudio Castro esteve, nesta quarta-feira (23/08), em Cabo Frio, na Região dos Lagos, para implantar o novo programa alimentar e nutricional do Governo do Estado: o Café do Povo. Neste primeiro momento, o programa possui duas bases nas regiões de Porto do Carro e em Tamoios, no município. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Faetec, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O governador destacou a felicidade de mais um sonho realizado com a entrega de refeição para a população.

- É uma honra estar aqui nesse dia. Vê aquilo que a gente sonha em realizar, em executar, se tornando realidade. A busca do governo do estado hoje é para que a gente possa levar egurança alimentar para aquelas pessoas mais vulneráveis. E hoje inauguramos um programa que muito orgulha a gente. Porque além da perspectiva do aprendizado, de estar ali buscando uma nova profissão, aquele jovem também vai entender o que é o seu trabalho, o seu esforço e o seu suor alimentar alguém que talvez não tivesse condições de tomar aquele café da manhã. Esse projeto une a perspectiva da qualificação profissional com a ajuda na ponta daquele que mais precisa. Por isso é um orgulho dizer que estamos inaugurando o primeiro Café do Povo aqui em Cabo Frio e eu espero realmente que a gente possa ter em todas as Faetec - afirmou Cláudio Castro.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo, também falou da iniciativa.

- Temos que pensar no povo e isso é muito importante: levar para o interior aparelhos de qualidade. Misturar a qualificação da Faetec, dos seus alunos, com a entrega para o trabalhador, de ter um café da manhã com dignidade - resumiu Mauro Azevedo Neto

Já a presidente da Faetec, Caroline Alves, comentou sobre a rede de apoio em realizar o Café do Povo.

- A secretária de desenvolvimento social, que é uma companheira, vem trabalhando conosco, para que a gente possa entregar esse projeto. É um projeto que entregamos: a educação e o social, juntos. Por isso, não posso deixar de agradecer as pessoas que estão à frente desse projeto: as meninas que estão aqui trabalhando na produção e distribuição, os alunos, as gestoras das unidades da Rede, os terceirizados, e todos os servidores que fazem com que essa Faetec trabalhe bastante – enfatizou Caroline Alves.

Moradora da comunidade Boca do Mato, Elionay da Silva Gomes, 28 anos, enquanto garantia o seu pão com manteiga e cafezinho, agradecia a instalação do equipamento para a população local.

Serão distribuídas 1000 refeições por dia gratuitamente, distribuídas por dois pontos da cidade. Cada kit de café será composto por uma bebida quente e pão produzido por alunos da Faetec Tamoios. Com a realização de curso de panificação na unidade de ensino, a produção em sala de aula será revertida à população local por meio do Café do Povo. O fornecimento será das 6h até o término dos alimentos.

- O café está aprovado, quentinho, e pão maravilhoso. Isso aqui é muito bom não só para nossa comunidade, mas para todos os trabalhadores, que às vezes realmente não tem nada para comer dentro de casa. Não só o trabalhador, mas moradores de rua, pessoas que catam reciclagem, além de idoso. Eu mesma acabei de chegar de um plantão e vim garantir o café. É muito gratificante a pessoa ter a primeira refeição do dia – destacou Elionay.

A técnica de enfermagem, ao saber que os insumos são produzidos no curso de panificação da Fundação, viu também na iniciativa a oportunidade de uma profissionalização para seu pai.

- Meu pai tem uma panificadora em casa e não tem o conhecimento, o aprendizado de fazer o pão. Então seria muito maravilhoso o conhecimento, você conseguir aprender e depois fazer o seu próprio negócio para ter um futuro lá na frente, além de você se alimentar e realmente provar do seu próprio trabalho, muito maravilhoso – comemorou Elionay.