Faeterj Santo Antônio de Pádua participa de encontro acadêmico promovido pela UFRJ e realiza Aula Magna para alunos de Pedagogia

No último mês, a Faeterj Santo Antônio de Pádua, instituição de ensino superior vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), esteve presente no II Encontro de Pesquisa Narrativa nas/das Escolas, realizado pelo Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na ocasião, a supervisora e coordenadora de estágio da Faeterj, Rosimeri Cosendey, apresentou um trabalho acadêmico no formato roda de conversa. No mesmo mês, a unidade ainda promoveu uma Aula Magna para alunos do curso de pedagogia.

Em sua apresentação na UFRJ, a professora Rosimeri falou aos presentes sobre a experiência dos alunos do 8º período do curso superior em Pedagogia da Faeterj durante o estágio curricular realizado na Escola Municipal Deputado Armindo Doutel de Andrade, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio de Pádua. O diálogo abordou aspectos e detalhes da atuação dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos - EJA oferecida na instituição.

Foi destacado que o objetivo de inserir os cursistas do 8º período no campo de estágio foi proporcionar um processo dinâmico de aprendizagem em diferentes áreas de atuação, com situações reais de forma que o acadêmico pudesse conhecer e compreender a realidade da Educação de Jovens e Adultos unindo teoria com a prática. Para Rosimeri, “participar do evento foi um momento importante para narrar práticas pedagógicas com vivências reais”.

Aula Magna de Pedagogia

No mesmo mês, os graduandos em pedagogia da Faeterj Pádua tiveram uma Aula Magna em formato híbrido, com as pedagogas que atuam na Polícia Federal Mara Lúcia Delgado e Petra Funke, participando remotamente; e as egressas Cristina Abreu e Fátima Cardoso, que hoje atuam na Secretaria Municipal de Educação do Município de Pirapetinga e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), respectivamente.

A atividade foi organizada pelos professores Maria do Socorro David e Arthur Rezende, em conjunto com a diretora do polo, Eva de Fátima Chiapini. Os estudantes puderam discutir e refletir junto às palestrantes acerca das possibilidades e dos campos de atuação que o curso de pedagogia pode oferecer.