Escola Fundamental Henrique Lage realiza corredor cultural para o mês da Consciência Negra

O corredor cultural contou com as apresentações dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, que tem como objetivo valorizar os saberes dos povos originários afro-brasileiros

Alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Lage (EEEFHL), em Niterói, pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realizaram o corredor cultural com o objetivo de expor os trabalhos dos alunos feitos durante todo o ano. A professora Cristiane Lemos, que tomou a iniciativa da atividade, recebeu o apoio de toda a unidade, como professores e direção.

Sob o tema “Corredor cultural: Uma celebração à diversidade cultural”, o evento expôs trabalhos dos alunos do 6º ao 9º ano, resultantes de um aprendizado dentro e fora da sala de aula. Os alunos exploraram a cultura indígena e afro-brasileira por meio de passeios e exposições ao longo do ano.

O evento contou com palestras da professora Janete Ribeiro, que é docente na Faetec Adolpho Bloch, e do professor Pedro Mendes, oficinas, debates e rodas de conversas.

A professora de Produção Cultural e Turismo, Cristiane Lemos, responsável pelo evento contou um pouco como foi a participação das turmas: “É muito gratificante ver os alunos envolvidos nesses eventos, a gente realiza um trabalho pedagógico com eles o ano todo, a ideia do corredor é justamente chamar atenção de toda a escola, incentivar o aprendizado e a valorização das diferentes culturas presentes em nosso país”.

É importante destacar que a Escola Fundamental Henrique Lage realiza ao longo do ano trabalhos com uma abordagem decolonial. Durante a organização do evento, os alunos receberam orientação dos professores para promover o aprendizado colaborativo.