Orientadoras Educacionais apresentam trabalho em Seminário Internacional Formação de Professores

 

As orientadoras Educacionais Ana Paula Coutinho e Maria Helena Carvalho, atuantes na Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento (ETEJLN), apresentaram um trabalho sobre a própria escola no “Seminário Internacional Formação de Professores para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O trabalho intitulado de “O lugar e o não-lugar, no período pós-pandemia, dos alunos da Escola Técnica da Faetec” tratou um pouco da rotina de retorno às aulas após o período de afastamento social imposto pela pandemia.

As orientadoras, que são doutorandas em educação, apresentaram sua pesquisa para alguns institutos técnicos que estavam presentes no dia, representantes do Pedro 2º, Senai/Rj Leste Fluminense e Escolas Técnicas da Bahia, Santa Catarina, Brasília e outros estados.

A Ana Paula, contou um pouco como foi o processo de participar deste Seminário, quando soube da importância desse evento na formação técnica, preparou o texto junto com a Maria Helena e mandaram para a aprovação, no ato da inscrição. Em novembro, receberam a notícia que tinha sido aprovado para fins de comunicação e se apresentaram.

“Eu e Maria Helena ficamos muito felizes em compartilhar nosso relato de experiência com profissionais e estudantes de vários estados brasileiros e perceber que esse olhar antropológico a situação vivenciada nos levou a ajudar alunos, pais e professores nessa retomada das aulas, e como foi importante ambas estarmos na academia, tendo acesso a essas leituras (em programas separados) para poder orientar nosso olhar enquanto pesquisadoras e orientadoras educacionais”, enfatiza a doutoranda, Ana Paula.