Formatura do Ensino Fundamental reúne 150 alunos da Unidade República

Emoção tomou conta de alunos, familiares e professores, na conclusão do ciclo dos alunos que ingressaram na escola dois dias antes da pandemia

Reunir 150 alunos e seus familiares no Teatro Abdias Nascimento para celebrar uma das etapas mais importantes do período escolar foi somente um dos desafios que os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental República enfrentaram para declarar os jovens que concluíram a segunda etapa do Ensino Fundamental na unidade da Faetec, em Quintino, enfim, formados. Com a presença de Caroline Alves, presidente da Faetec, a cerimônia foi repleta de emoção e lembranças dos melhores momentos dos estudantes.

“A gente sempre tenta trabalhar para entregar a todos vocês o que há de melhor. O que fortalece a formação são os profissionais que temos, desde o porteiro ao nosso corpo de professores que estão com vocês diariamente. Não é fácil educar, e esta construção somente pode ser feita se tivermos o apoio dos familiares porque são eles que moldam o futuro de vocês. Esta formatura é um motivo de orgulho para todos nós”, disse a gestora da Rede.

Fazendo coro com a presidente, a professora Cintía Azevedo, que leciona Língua Portuguesa, foi uma das mais emocionadas.

“Passa um filme na nossa cabeça porque esses jovens venceram, no sentido latu da palavra, as dificuldades que se impuseram no cenário pandêmico, além da distância, da grade extensa, da exigência de nós, professores, e hoje estão aqui, concluindo mais uma etapa da vida acadêmica. Hoje eles estão prontos para novos desafios e isto nos emociona demais”, diz a docente que há 12 anos leciona na unidade.

Bastante festejado pelos alunos, o momento foi também de exaltar a superação. Morador de Caxias, Giovani Wesley, da turma 904, comenta que o mais difícil foi vencer o cansaço. O aluno, que saía de casa às 05h30 da manhã para assistir às aulas, agora quer realizar o sonho de ser militar.

“A minha sensação é de vitória e de alívio ao mesmo tempo, porque não foi nada fácil conseguir chegar até aqui, mas nos piores momentos eu pensava que estava tendo a oportunidade que muitos jovens como eu não tinham conseguido por conta do ensino da Faetec, que é muito bom”, diz o estudante de 16 anos.

Quem também exaltou a qualidade do ensino da Faetec foi Andrey Dini, 15 anos e morador da Piedade.

“Sempre quis estudar aqui na Faetec e, para mim, é um sonho realizado. Eu agora espero muito que eu consiga realizar o sonho de ir para o Ensino Médio estudar Publicidade, e prevejo um futuro brilhante e de sucesso, porque quem estuda aqui tem plenas condições para isso”, disse.

Aproveitando muito o momento dos alunos, o professor Leandro Alexandre, reviveu parte de sua trajetória durante a cerimônia. Ex-aluno da escola de Enfermagem, Leandro leciona Ciências há 16 anos e está na unidade República desde o início do ano.

“Fui aluno da Faetec e hoje tenho a felicidade de retribuir um pouco do que este lugar me deu. Acho que um dos principais diferenciais desta escola é que os professores são humanos, eles precisam entender as histórias individuais de cada aluno, as dificuldades que juntos, nós e eles, precisamos superar. Aprendi isso aqui enquanto aluno e hoje tenho o prazer de devolver enquanto professor. Isso é maravilhoso”, diz o docente.