Alunos da Escola Técnica Oscar Tenório criam jogos educativos

Os alunos da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório (ETEOT), unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), localizada em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio, criaram jogos educativos para o Projeto Empreender. Durante o mês de março, alunos dos cursos Técnicos em Administração e Gerência em Saúde tiveram a oportunidade de aprender, de forma lúdica, temas da disciplina de Gestão e Empreendedorismo. Resultado disso, os jogos desenvolvidos foram apresentados no auditório da unidade escolar no começo deste mês.

No melhor formato mão na massa, os alunos desses dois cursos criaram jogos educativos sobre temas ligados a diferentes disciplinas. Aplicaram na prática como liderar uma equipe, definir objetivos do projeto, programar as atividades, alocar recursos, definir responsabilidades, monitorar e avaliar o desempenho dos jogos propostos.

Os alunos planejaram e executaram seus projetos com os recursos oferecidos: canetas coloridas, réguas, dados, folhas especiais, pinos coloridos, cola, post it, caixa de papelão, giz de cera, dinheiro de brincadeira, tinta e crachá.

Os alunos usaram a criatividade e transpiração para fabricarem os novos jogos com determinadas diretrizes: características pré-definidas, nome do jogo, logo e slogan, público-alvo, abrangência, manual de instruções, caixa do jogo e apresentação de um relatório final. Os alunos se dedicaram durante quatro semanas para a criação dos jogos, apresentados nas primeiras semanas de abril, no auditório da ETEOT.

Para o aluno do curso de Administração, Pedro Henrique de Melo Ferreira, o evento aprimora seus conhecimentos no dia a dia e avança seu futuro profissional.

"Coordenar o projeto, em uma estrutura horizontalizada, com a equipe, em tão pouco tempo e com tantas exigências foi muito desafiador, mas gratificante ", destaca o aluno Pedro Henrique de Melo Ferreira.

O orientador do Projeto Empreender, professor Marcelino Tadeu de Assis, ressalta a importância de utilizar novos instrumentos pedagógicos para os alunos.

"O fazer, de uma forma geral, contribui para uma atitude empreendedora. Mais do que uma disciplina, Gestão e Empreendedorismo podem contribuir para o trabalho, emprego e renda”, destaca o orientador Marcelino Tadeu de Assis.

A coordenadora do Curso de Gerência em Saúde, Ivonise Paz, destaca que os eventos estimulam a participação de alunos de outras turmas, principalmente no primeiro ano, para as quais os jogos foram desenvolvidos.

"A produção de um jogo desperta, de alguma forma, o empreendedorismo que existe dentro de cada um de nós. É o momento, também, no qual a teoria pode ser colocada em prática de forma lúdica”, revela a coordenadora Ivonise Paz.

Durante todo o processo, os professores desenvolveram avaliações para que os alunos pudessem melhorar o seu desempenho. Estiveram presentes ao evento ainda, a coordenação do curso técnico em Administração, professora Elane Teixeira; o professor de História, Walter Mattos; e a professora de Fundamentos de Economia e de Empreendedorismo, Fernanda Miranda.

Projeto Empreender

O Projeto Empreender busca estimular que alunos, dos cursos Técnicos em Administração e de Gerência em Saúde, da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório (ETEOT), possam experimentar ações envolvendo o planejamento, organização, coordenação e controle, ações de liderança, trabalho em equipe, criatividade, foco na solução de problemas e, principalmente, em atitudes empreendedoras.

O projeto foi criado com o propósito de estimular a criação de Jogos Educativos que possam, também, servir de instrumento pedagógico na formação de novos alunos do curso Técnico.