Presidente Caroline Alves recebe homenagem na Alerj pelo trabalho da Faetec em combate à discriminação das mulheres no mercado de trabalho

A presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Caroline Alves, foi uma das homenageadas na Sessão Solene que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em alusão ao Março Violeta, mês dedicado ao Combate à Discriminação de Mulheres no Mercado de Trabalho. Devido às fortes chuvas que acometeram o estado em março, a cerimônia precisou ser adiada, sendo realizada na última segunda-feira (29).

A solenidade foi presidida pela deputada estadual Célia Jordão, também fazendo parte da mesa solene o senador Carlos Portinho; a primeira-dama, Analine Castro; a secretária de Estado de Saúde, doutora Cláudia Melo; a secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar; a presidente da Faetec, Caroline Alves; e a vereadora do município de Angra dos Reis, Titi Brasil.

A deputada estadual, Célia Jordão, ressaltou a importância de persistir na luta pela igualdade de gênero e oportunidades, destacando que cada avanço alcançado representa uma inspiração para outras mulheres. Ela expressou ainda sua gratidão pela presença e dedicação das mulheres que lideram a implementação de políticas públicas no Rio de Janeiro. Em particular, enfatizou o trabalho conjunto entre a Faetec e a Secretaria de Estado da Mulher na criação de ações como a reserva de vagas para mulheres.

“Que nós possamos mostrar para outras mulheres que vale a pena continuar lutando e trabalhando para que outras também possam alcançar e realizar os seus sonhos. A gente agradece a presença de todas vocês pelo trabalho que realizam a frente da execução de políticas públicas no Rio de Janeiro. Políticas públicas como aquelas que nós realizamos através da Faetec, que executa, em todas as unidades, a reserva do número de vagas dos cursos profissionalizantes a mulheres que são vítimas de violência doméstica, numa execução conjunta entre Faetec e Secretaria de Estado da Mulher, com grande força da nossa primeira-dama.

Durante o evento, foi concedida moção de congratulações, aplausos e louvor para mulheres que se destacam na defesa das pautas femininas no estado e fazem a diferença no combate à discriminação das mulheres no âmbito profissional. A presidente da Faetec, Caroline Alves, aproveitou a ocasião para destacar o compromisso da Fundação em promover a igualdade de gênero e proporcionar oportunidades para as mulheres, reafirmando o papel fundamental das políticas públicas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Para Caroline Alves, “é importante ressaltar que, quando menciono as conquistas da instituição, estou representando uma equipe formada de servidores que trabalham constantemente para que a gente possa entregar políticas públicas de verdade. É graças ao comprometimento de vocês (servidores) que podemos avançar na entrega de serviços que realmente impactam positivamente a vida da população. Reconhecemos o desafio presente na representatividade feminina em cargos de liderança, e vamos continuar fortalecendo as unidades escolares para promover a equidade de gênero na gestão. É com esse mesmo compromisso que buscamos trabalhar constantemente para contribuir, cada vez mais, para a promoção de oportunidades e espaços para as mulheres”, concluiu a presidente da Faetec.