Posse dos Conselhos Superior e Fiscal da Faetec

Foi realizada ontem, dia 1º de fevereiro, a posse dos Conselhos Superior e Fiscal da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social. Participaram da cerimônia, o secretário da pasta, Gabriell Neves, o presidente da Rede, Miguel Badenes, e membros dos conselhos.

 

Os Conselhos são organismos institucionais que existem para apoiar a gestão, dando caráter democrático às decisões. São personalidades escolhidas por suas contribuições para a área da educação profissional e tecnológica indicadas e nomeadas pelo governador. O trabalho dessas instâncias tem grande relevância para a qualidade do ensino ministrado pela Fundação.

 

O presidente Miguel Badenes iniciou sua fala expondo a situação da Faetec, quando assumiu a instituição, em agosto de 2017. Pontuou as dificuldades que foram encontradas na Rede, como, por exemplo, o atraso de salário dos funcionários, a falta de merenda e o pouco recurso disponível para a instituição. Ele também elencou os avanços dos últimos seis meses.

 

– O ano passado foi difícil, de trabalho árduo, mas conseguimos avançar. Foi possível regularizar a verba sides – recurso disponibilizado às unidades para pequenos reparos e manutenção –, retomar parcerias institucionais, retornar com os cursos profissionalizantes e ofertar milhares de vagas na educação básica e superior este ano. Além disso, foram avanços a escolha de diretores de unidades por procedimento consultivo e a criação do curso de gestão escolar – disse o presidente.

 

Foto: Felipe Corrêa

Também foram indicadas medidas que precisam ser adotadas na Fundação, como o restabelecimento do fórum de educação, a posse do Conselho Consultivo da Faetec e a retomada de algumas ações, entre elas, o planejamento educacional do Ensino Profissionalizante do Rio de Janeiro e a implementação índices de educação.

 

- Com a participação destes conselhos, trabalharemos de forma harmônica, com transparência e total liberdade para receber críticas. Porque o olhar externo ajuda o crescimento interno. E que tenhamos pleno êxito no exercício de 2018 – completou Miguel Badenes.

 

Desde 2013 não havia reunião do Conselho Superior e, em 2015, foi empossado um conselho que não realizou atividade. A meta, a partir de agora, é reunir-se, periodicamente, para resolver pendências e indicar caminhos na gestão da Rede. Os próximos encontros já estão agendados para este mês ainda e março.

 

– É importante destacar que, mesmo paralisado por conta da crise econômica por seis meses, conseguimos cumprir a meta do governo do Estado. A nossa obrigação é manter o Estado vivo e temos chances reais de recuperação da Fundação. Teremos um 2018 grandioso pela frente. Agradeço o empenho da gestão da Faetec, que se debruçou sobre as contas para regularizar tudo e voltar à normalidade. A porta da secretaria estará sempre aberta para discutir e buscar soluções – salientou o secretário Gabriell Neves.

 

Foram empossados no Conselho Superior da Faetec:

 

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social

- Gabriell Carvalho Neves

 

Presidente da Faetec

 

- Miguel Badenes Prades Filho

 

1º Turma

- Gilson Carlos Rodrigues

- Rosana Glat

- Ana Beatriz Torres

 

2º Turma

- Carlos Eduardo Bielschowsky

- Antônio de Araújo Freitas

- Pedricto Rocha Filho

 

3º Turma

- Carlos Pimenta Gomes

- Carlos Henrique Figueiredo

- Marcelo Henrique da Costa

 

Foram empossados no Conselho Fiscal da Faetec:

 

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social

Titular: Felipe Venturini Signorelli

Suplente: Mônica Elise Rebouças Gomes

 

Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento

Titular: Diana Cabral Siqueira

Suplente: Paola Rojas Pereira

 

Titular: Maria de Fátima Rodrigues da Cruz

Suplente: Maria Cristina Kohnert Botelli