Faetec Juscelino Kubitschek comemora 10 anos de projeto sustentável na Semana do Meio Ambiente

Em comemoração aos 10 anos de trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente e de práticas sustentáveis, a Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, no Jardim América, Zona Norte do Rio, realizou esta semana uma série de projetos, palestras e oficinas sobre o tema.

Os alunos do projeto JK Sustentável apresentaram à comunidade acadêmica o balanço das ações e os benefícios alcançados durante todos esses anos. Cerca de 20 alunos receberam certificados de participação e uma plantinha em agradecimento ao trabalho. Para a estudante de Administração Ana Clara dos Santos, 16 anos, o programa fez com que ela expandisse o olhar para a área ambiental.

– Eu moro no Jardim América e aqui têm poucas árvores, por isso é tão quente. Quando eu entrei no Projeto JK Sustentável, há um ano, aprendi e vi o mundo de uma forma diferente. Eu quero passar para todas as pessoas o que aprendi, para a minha família, para os meus vizinhos, para a comunidade que represento – destacou Ana Clara dos Santos.

Durante a palestra, o educador ambiental da Ong Ecomarapendi Eduardo Bernhardt apresentou aos alunos dados do consumo no Brasil e no mundo. Eduardo destacou a importância da preservação do meio ambiente e do consumo sustentável.

– É na escola que a gente aprende a cuidar e a formar cidadãos. A educação ambiental gera qualidade de vida para toda a comunidade. Precisamos repensar no poder dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar – disse Bernhardt.

Após a apresentação, foram respondidas diversas perguntas dos alunos sobre a coleta seletiva de lixo. A professora Caroline Porto aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância das campanhas realizadas na unidade com os estudantes para diminuir o lixo jogado no chão da escola e recolher papéis deixados em sala de aula.

– Só tenho que agradecer por esses dez anos de projeto. Já tivemos resultados grandiosos na área ambiental. Por exemplo, os alunos já estão separando o lixo na escola e jogando as caixinhas de suco em suas devidas lixeiras padronizadas – afirmou Porto.

Na parte da tarde, quatro grupos com 20 alunos cada participaram das oficinas de Compostagem; conheceram os benefícios para saúde do Suco Verde; aprenderam a reciclar papel e a realizarem a coleta seletiva das caixinhas de suco.

O evento contou ainda com uma homenagem especial às cozinheiras e à equipe que realiza a limpeza na escola. Eles receberam mudas de plantas e barras de sabão sustentável fabricadas pelo óleo recolhido na instituição. Além disso, foram sorteados livros sobre a temática do Meio Ambiente.

Confira os dados de 10 anos do  Projeto JK Sustentável:

- Substituição dos copos descartáveis entre 2010 e 2018. Foram economizados 522 mil copos na Faetec Juscelino Kubitschek;

- De 2011 a 2018, foram destinados 84 toneladas de resíduos orgânicos para a compostagem;

- De 2010 a 2018, foram coletados cerca de 10 toneladas de papel e papelão e enviados para a reciclagem;

- De 2015 a 2018, foram coletados 50 quilos de pilhas e baterias;

- Desde de 2014, foram recolhidos 8.800 litros de óleo vegetal usados e destinado para a reciclagem;

- Foi utilizado o uso da telha ecológica de fibra vegetal em substituição à telha de amianto na construção do vestiário da Educação Física.