Faetec vai ofertar cursos de qualificação profissional aos estudantes do ensino médio matriculados nas escolas da Seeduc

 

O Governo do Estado, por meio de uma parceira entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação junto com a Secretaria de Educação e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), vai possibilitar que estudantes do ensino médio matriculados nas escolas da rede estadual tenham cursos de qualificação profissional no contraturno ao que regularmente frequentam. A cerimonia de lançamento do projeto aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), no auditório da Seeduc, reunindo governador Wilson Witzel, os secretários das pastas Leonardo Rodrigues e Pedro Fernandes, e o presidente da Rede, Romulo Massacesi.

– Hoje eu vendo isso (lançamento do projeto), fico muito feliz que estamos no caminho certo. Porque muita gente pensa que a minha preocupação é com a segurança, com a bandidagem, evidente que é, mas o que estamos mais preocupados é não deixar que nossos jovens vejam no bandido o futuro e o herói deles. O herói que nós queremos que eles vejam são vocês: os professores – destacou o governador Wilson Witzel durante a cerimônia. 

A proposta da parceira em oferecer o ensino articulado nas escolas públicas do Estado é qualificar jovens ainda durante o ensino regular para atender às necessidades do mercado e prepará-los para o mundo do trabalho. A iniciativa vai oferecer cerca de  18 mil vagas ainda em 2019. No ano que vem, a oferta de curso será potencializada, com a expectativa de abrir 130 mil vagas nas escolas estaduais. As opções de formação serão oferecidas de acordo com a estrutura das unidades.

 

 

Para o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, o projeto é a materialização do desejo do governador de que as secretárias de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação trabalhem de forma integrada, aproveitando os espaços de ambas instituições. Ele afirma ainda que nessa iniciativa “não serão os alunos da Seeduc ou os alunos da Faetec, serão os alunos da sociedade do amanha”, diz Massacesi.

– O que estamos lançando aqui é histórico, é para mudar de verdade a realidade de lugares e pessoas e, num futuro muito breve, de toda a rede da Seeduc oferecendo ensino profissional. É enfrentar o problema da empregabilidade do Rio de Janeiro e da economia de maneira muito austera. É pegar aquele menino, que termina o ensino médio e precisa trabalhar para ajudar a família, e dar a ele a condição de uma disputa de emprego com uma formação profissional. Isso é dignidade e transformação. É um Estado criando solução para o próprio Estado – comemora Massacesi.

Com essa parceria, a Seeduc espera aumentar em 120% as escolas com turmas em tempo integral “A partir de 2020 serão mais 322 unidades de ensino, saltando das atuais 268 para 590, fazendo o estado ter o terceiro maior percentual de escolas integrais no país. Hoje, apenas 13% das escolas da rede estadual possuem ensino profissionalizante. Com a Faetec, vamos aumentar esse número, pois 85% da profissionalização oferecida em nossas unidades é suprida pela Fundação” destaca o secretário Pedro Fernandes.

Para o secretário Leonardo Rodrigues, essas conquistas só têm sido possíveis devido ao papel de liderança do governador ao enfrentar os problemas do Estado. “Os nossos recursos estão longe daquilo que nós necessitamos, mas eles são suficientes para fazer o trabalho digno, honesto, que é o que povo do Estado do Rio de Janeiro espera dos seus governantes. Tudo isso acontece porque nós temos um líder que a cada dia acorda cedo e dorme tarde. É uma honra ser liderado (sic) pelo governador Wilson Witzel nesse processo que estamos enfrentando, que é a recuperação do Estado do Rio de Janeiro”, finaliza Rodrigues.