Faetec lança o projeto #ReatandoLaços em comemoração ao Dia dos Professores e ao Dia das Crianças

Será um dia inteiro de atividades lúdicas e pedagógicas com diversas atrações

É preciso estreitar o relacionamento entre professores e alunos. É com essa proposta que a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai lançar o projeto #ReatandoLaços, durante o evento “Integra Faetec”, que será realizado no dia 18 de outubro, das 9h às 16h, no Complexo Educacional de Quintino. Será uma data dedicada a comemorar o Dia dos Professores e o Dia das Crianças, com diversas atividades lúdicas e pedagógicas, proporcionando um ambiente repleto de conhecimento, diversão e entretenimento.

A abertura do evento acontecerá no teatro Abdias Nascimento com a apresentação do #ReatandoLaços. O projeto prevê realizar um mapeamento dos conflitos de interação social ocorridos nas unidades no ano de 2019 e propor ações de sensibilização relacionadas ao tema. Serão firmadas parcerias internas e com instituições externas, para uma execução direta de intervenção no espaço escolar, com o foco na mediação de conflitos. Entre as medidas que poderão ser adotadas estão: a criação de espaços para a discussão e reflexão do tema, garantindo que a instituição escolar seja um local onde todos desejam estar; o estimulo a debates quanto às práticas do Bullying e Cyberbullying; e a promoção de rodas de conversas e análises de materiais (filmes e textos) na busca por prevenção de conflitos na escola.

– Nós precisamos fazer uma reflexão acerca dos conflitos que estão cada vez mais presente em nossa sociedade. E não podemos pensar apenas na violência física que é um grande problema, mas também nas situações de violência psicológica como o bullying, a automutilação e as tentativas de suicídio. Sou psicólogo e sei o quanto é importante debatermos mais afundo esse tema. Sabendo pontualmente os problemas que atingem as escolas, fica mais fácil direcionar o tipo de apoio que os alunos podem receber – pontua Romulo Massacesi, presidente da Faetec.

Ainda no teatro, haverá uma cerimônia de homenagem aos docentes que se destacaram no ano de 2019, por meio de uma votação aberta pelas redes sociais, tendo por objetivo premiar professores e instrutores com atuação diferenciada nas escolas.

– Os professores é que fazem o futuro de um Estado de uma nação. São eles que preparam junto com a família aqueles que vão conduzir o nosso país no futuro. Então eles precisam ser reconhecidos de verdade. Acho que ainda temos muito o que avançar, mas o governo do Wilson Witzel vem desempenhando um papel de olhar com muita atenção, cuidado e carinho, e entendendo que essas pessoas é que vão fazer diferença em nosso Estado. Elas merecem todo o respeito, carinho e gratidão. Em nome do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, eu parabenizo todos os professores, a eles toda a gratidão pela minha formação e pela formação dos alunos da Rede – exalta Leonardo Rodrigues, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Como parte da programação cultural do Integra Faetec 2019, acontecerão apresentações de teatro com a peça Marakanãde, promovida pela unidade Martins Pena, e de dança, pela unidade Adolpho Bloch, além de um desfile de moda com a temática sustentabilidade da unidade República. Haverá ainda balé, dança sênior, chorinho e samba, por meio de um show de talentos entre os alunos da Rede.

O evento contará ainda com palestras de YouTubers populares entre o público juvenil: Bárbara Cavalcanti, com mais de 124 mil seguidores, trazendo para discussão o tema Autoestima e Reeducação Alimentar;  Gustavo Guanabara, com mais de 950 mil seguidores, abordando “Posturas e atitudes nas redes sociais” e Rafael Procópio,  com mais de um milhão e meio de seguidores, apresentando a palestra “ Da favela ao Vaticano através da Matemática”.

Na área externa, haverá ainda oficinas de Origami, pintura de Origami e pipas tetraédricas; orientação de estágio; serviços de saúde, como aferição de pressão, e um espaço dedicado à beleza para os professores da Rede, além de atividades esportivas para a criançada. A Escola Nacional de Circo também participará do evento com apresentações artísticas durante toda manhã.

“A Faetec só tem sentindo graças aos professores e alunos que fazem a fundação acontecer. Pensamos no Integra Faetec como uma forma resgatar mais os laços dessa parceria tão importante. Pensamos neste dia com muito carinho para prestigiar os nossos professores e alunos”, salienta Massacesi.