Principal

Caderno de Recursos Humanos de Junho está na internet

Rio de Janeiro, 09-04-2014


O Caderno de Recursos Humanos de junho de 2015, com informações sobre os servidores do Estado do Rio de Janeiro, já está disponível no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag):www.rj.gov.br/web/seplag. O Estado tem atualmente 467.536 servidores das Administrações Direta e Indireta, sendo 223.285 ativos, 150.794 aposentados e 93.457 pensionistas. Esta folha de pagamento representou, no mês passado, uma despesa de R$ 1,9 bilhão.

O documento foi elaborado pela Coordenadoria de Monitoramento e Informações Estratégicas (COINF) da Subsecretaria de Administração de Pessoal (SUBAP) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

4

Para acessar o documento, basta clicar em "Recursos Humanos", no menu do site da Seplag (www.rj.gov.br/seplag), e depois no link "Caderno de Recursos Humanos". Além da edição de junho de 2015, estão disponíveis as publicações desde janeiro de 2014.

O Caderno de Recursos Humanos tem por princípio o seu aperfeiçoamento e renovação de maneira contínua – seja por meio de planilhas, gráficos, indicadores ou fazendo uso de análise estatística -, sempre no intuito de aprofundar o conhecimento dos dados do RH estadual, transformando-os em informação e almejando o alcance de uma gestão do conhecimento efetiva.

A edição de maio tem 189 páginas contendo diversas tabelas e gráficos com o objetivo de disponibilizar informações estratégicas da área de Recursos Humanos no Estado do Rio de Janeiro. O documento pretende apoiar o processo decisório, bem como conferir transparência aos dados e disseminar o conhecimento relativo a uma área imprescindível e fundamental no âmbito da gestão pública fluminense.

O arquivo foi desenvolvido com base nos dados mensais de pagamento e cadastro dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, remunerados na principal folha de pagamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Estas folhas são geradas através de dois sistemas: SIGRH-RJ (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro) e SAPE (Sistema de Administração de Pessoal).

A extração de dados faz referência ao mês de competência da folha e aos vínculos. O Caderno conta com quatro grandes temas guias: Servidores, Aposentadorias, Provimentos em Cargos em Comissão e Remunerações. Além desses, há ainda os temas "Processos Administrativos", “Previ-Banerj”, "Ações do SIGRH”, “Notas técnicas” e “Anexos”. O Caderno contempla informações de 83 órgãos/empresas da administração, 32 diretas e 51 indiretas. 

 

Fonte: Seplag