Servidor


1 - Quem poderá receber o benefício do Vale Transporte – FAETEC?

Servidores efetivos do Quadro de Pessoal da FAETEC, lotados e em exercício em unidades escolares e administrativas desta Fundação, que recebem vencimentos até três salários mínimos nacionais, ou seja R$ 1.635,00. Estão incluídos também os servidores comissionados extra-quadro e os servidores à disposição da Fundação.


2 – O que é necessário o servidor fazer para receber o Vale Transporte – FAETEC?

É só acessar o sítio da Divisão de Recursos Humanos – DIVRH, no link: www.faetec.rj.com.br/divrh, preencher, assinar e entregar ao agente de pessoal de sua unidade o “Pedido de Concessão do Vale Transporte”. A unidade e a DIVRH farão o demais.


3 – Que informações precisam ser dadas pelo servidor beneficiário do Vale Transporte – FAETEC?

O servidor precisará informar, quando do preenchimento do “Pedido de Concessão do Vale Transporte”, os modais de transportes utilizados para o trajeto residência-trabalho e vice-versa (barcas, metrô, trens ou ônibus) e, se for o caso, o número das linhas de ônibus utilizadas, além da confirmação do valor das passagens. Será necessário também informar o endereço atualizado de sua residência.


4 – O que fará a FAETEC com as informações do “Pedido de Concessão do Vale Transporte”?

As informações do “Pedido de Concessão do Vale Transporte” serão enviadas à FETRANSPOR e gerarão os créditos a serem disponibilizados em cartões eletrônicos inteligentes - Rio Card para cada usuário individualmente. Por isso, é de suma importância a exatidão no preenchimento do pedido.


5 – Como o servidor receberá o Vale Transporte - FAETEC?

O Vale Transporte será disponibilizado através de créditos inseridos num cartão eletrônico inteligente - Rio Card entregue, pela DIVRH,.às Unidades de Lotação dos servidores que efetuarem o “Pedido de Concessão do Vale Transporte”.


6 – É preciso que o servidor solicitante do Vale Transporte - FAETEC anexe documentação comprobatória das informações prestadas?

Não. Todavia é importante lembrar que é responsabilidade exclusiva e pessoal do servidor prestar informações precisas e verídicas à administração de forma a proporcionar a mais exata disponibilização do benefício. Todos os dados informados serão auditados periodicamente, tanto pelos sistemas da FETRANSPOR quanto pela DIVRH.

 

7 – Quando começará a entrega dos cartões?

Os cartões estarão disponíveis na DIVRH/FAETEC a partir do dia 27/05/2011.

Veja aqui a relação das unidades disponíveis.

 

8 – Qualquer pessoa pode retirar os cartões?

Não. Apenas os responsáveis pelas unidades ou servidores previamente autorizados, devidamente identificados.

 

9 – Haverá desconto no vencimento?

Sim. Haverá um desconto de 2% no vencimento base e esse desconto inicial visa minimizar o impacto financeiro com a concessão do benefício. Em 2012, a FAETEC realizará um novo estudo sobre os primeiros resultados dessa ação.

 

10 – Qual é o mês de referência do benefício do Vale Transporte?

Este benefício é referente aos dias de trabalho do mês de JUNHO de 2011.

 

11 – O que fazer em caso de perda ou roubo do cartão?

Em caso de perda, roubo ou dano ao cartão causado por má utilização do usuário, será cobrado o valor de R$15,00, para o cancelamento e solicitação de uma nova via junto à DIVRH/FAETEC, bem como à RioCard, pela Central de Atendimento tel. (21) 2127-4000, de segunda a sexta, das 7:30h às 20h Sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h ou www.riobilheteunico.com.br/vt.

 

12 – Todos receberão o cartão?

Os cartões entregues nesse primeiro momento são dos servidores que se cadastraram no site e entregaram o “Pedido de Concessão do Vale Transporte” antes da transferência dos dados da FAETEC para a FETRANSPOR. Os demais  servidores receberão conforme a entrega do “pedido” à DIVRH.

 

13 – Qual é a data liminte para a entrega na DIVRH do Pedido de Concessão do Vale Transporte?

É necessário que as unidades entreguem até o dia 02 de cada mês o “Pedido de Concessão do Vale Transporte” para esta DIVRH, para que possamos repassar as informações pertinentes à FETRANSPOR. Caso contrário o servidor  só receberá 2 meses após a entrega do “pedido”.

 

14 - O que é bilhete único carioca ou bilhete único municipal?
Segundo a Lei número 5.211, o Bilhete Único Carioca é o benefício tarifário praticado no serviço de transporte do município do Rio de Janeiro, para ser utilizado no período máximo de duas horas, realizando uma integração entre ônibus convencionais e microônibus, sem ar condicionado (a R$2,50) ou entre trem e ônibus (a R$3,70) segundo o Decreto 33775 de 10/05/2011.

 

15 - Em que casos a tarifa do bilhete único carioca poderá ser utilizada?
O Bilhete Único Carioca terá o benefício da integração entre as linhas de ônibus municipais da cidade do Rio de Janeiro ou entre ônibus e estações de trens da Supervia dentro do município do RJ.

 

16 - O bilhete único carioca poderá ser utilizado em ônibus com ar-condicionado?
Não. O sistema do Bilhete Único Carioca, de R$ 2,50, está apto a operar somente nos ônibus convencionais e microônibus, sem ar condicionado e no município do Rio de Janeiro. Portanto, qualquer ônibus que não se encaixa nestas características, não fará integração de tarifa única para Bilhete Único Carioca.

 

17 - Em caso de cancelamento do cartão por motivos de perda, roubo ou avaria será cobrado a segunda via do cartão?
Não. O valor cobrado refere-se ao custo do cartão cancelado e não devolvido, uma vez que o cliente recebe a primeira via sem custo, em regime de comodato.

18 - Qual será o valor desta cobrança?
R$ 15,00

 

19 - O que acontece com os créditos do cartão cancelado?
O crédito adquirido pela internet ficará disponível na bolsa de crédito do usuário em 4 dias corridos após o cancelamento. Os créditos adquiridos na rede de recarga deverão ser solicitados.

 

20 - Como faço para recuperar os créditos do cartão cancelado?
Após o cancelamento do cartão a segunda via deverá ser solicitada. Assim que chegar a segunda via, desbloqueie o cartão no site www.riobilheteunico.com.br. Vá em: pedido > novo pedido de VT > transferência de crédito. Após confirmação, seus créditos serão liberados no novo cartão em até 48 horas.

 

21 - Os créditos dos cartões RIOCARD expiram?
Os créditos têm o prazo de validade de um ano, a contar da data da compra.

 

22 - O que acontece com o cartão caso fique sem utilização por mais de 120 dias?
O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado, por questões de segurança para o usuário.

 

23 - Como desbloquear o cartão bloqueado por mais de 120 dias sem uso?

O usuário deste cartão deverão ir a uma das Lojas RIOCARD para solicitar o desbloqueio e utilizar o cartão normalmente.