Boas práticas em alta no almoxarifado da Faetec

Após passarem por um curso de aperfeiçoamento de boas práticas, 11 funcionários da Divisão de Almoxarifado receberam seus diplomas de “Rotinas de Estoque e Armazenamento de Material” nesta quarta, dia 22. O treinamento teve o intuito de aperfeiçoar o método de trabalho e armazenagem, evitando perdas ou desperdício de materiais no setor.


Felipe Abreu da Veiga, chefe do Almoxarifado, trabalha há mais de três anos no setor

 

Para Felipe Abreu da Veiga, 32 anos, chefe do Almoxarifado, o treinamento vai ajudar não apenas os funcionários que estão no setor neste momento, mas tantos outros que vierem a ser contratados.

“A expectativa neste treinamento é padronizar os métodos e processo de trabalho e também nivelar o grau de conhecimentos, inclusive para os novos funcionários. É bom esse tipo de orientação, porque a gente consegue ter uma visão mais Faetec. Não somos uma empresa privada, mas um órgão público e os funcionários devem entender essas peculiaridades”, disse Felipe que está há três anos e meio na instituição.

Professor da Rede e responsável pela didática do curso, o administrador de empresas Eduardo Costa elenca as vantagens de treinar funcionários em suas especificidades.

“Esse curso é uma tentativa de contribuir, atendendo de forma mais adequada, os outros setores da Faetec com o melhor manuseio, operação, movimentação e classificação de material. Além disso, muitos deles são experientes e têm consciência do funcionamento de um almoxarifado”, afirmou Costa, frisando sobre a importância da troca de conhecimento entre professor e alunos. Os novos funcionários treinados serão responsáveis por mais de nove mil itens alocados em 7 mil².

 

Funcionários do Almoxarifado são diplomados em curso de boas práticas

 

O treinamento começou a ser pensado já há algum tempo, mas o número exíguo de funcionários (dois) à época e a pandemia adiaram a implantação do programa para este ano. Responsável pela concepção da ideia, Tatyana Sant’anna Reis, coordenadora da Universidade Corporativa da Faetec (Unifaetec), aposta na capacitação como forma de motivar os funcionários através de conhecimentos e boas práticas.

“Cada capacitação contribui para o setor de forma específica. Enriquece aquele funcionário que já exerce a função. Uma vez no local, é certo começarem a fazer melhor utilizando as técnicas aprendidas”, disse a coordenadora.

O curso teve duração de 10h, divididos entre os dias 08 e 22 de setembro.  E que, segundo Tatyana, “foi possível justamente por conta da parceria entre a Diretoria de Formação Inicial e Continuada (DIF), que cedeu o professor; a Diretoria da Gestão de Informação (DGI), que forneceu espaço; e a Divisão de Recursos Humanos da Faetec”, concluiu a coordenadora.

 

Foto: Felipe Corrêa