Indicadores educacionais entram em pauta na audiência pública da comissão Ciência e Tecnologia

Foi realizada ontem (29), à tarde, a audiência pública conjunta da Comissão de Educação e da Comissão de Ciência e Tecnologia. O intuito foi apresentar o relatório dos indicadores educacionais da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em 2020. A reunião foi conduzida pelos parlamentares que presidem, respectivamente, as comissões: o deputado Flávio Serafini e o deputado Waldeck Carneiro.

No início, foi feita uma apresentação com informações sobre o tema central a ser debatido, mencionando indicadores que serão consolidados ainda em 2021. Foram tratados os resultados finais dos alunos da rede ao longo do período em que o ensino passou a ser remoto. A política de acompanhamento dos egressos também foi pauta.

“Estávamos em um momento presencial e acordamos com o remoto sem nenhuma estrutura prévia para a oferta de um ensino remoto na instituição”, falou Marcia Farinazzo, Diretora de Desenvolvimento de Educação (DDE) da Faetec.

 

 

Fatos como a estruturação de um blog que serviu como um canal de comunicação com a comunidade durante o período remoto e o conceito de trilhas de aprendizagem, para montar um roteiro para o aluno conseguir acompanhar as atividades que ele precisaria fazer durante o seu ensino de casa, foram apresentados. Uma média de 65% dos alunos acessaram o blog e as escolas também disponibilizaram material impresso para quem estava impossibilitado.

O presidente da Faetec, João Carrilho, falou sobre os questionamentos feitos além da pauta central. “A atual gestão da Faetec rompeu com o modelo de contratos emergenciais e foram feitos pregões eletrônicos. Todos os contratos foram licitados ou encaminhados para licitação. Temos empresas contratadas para limpeza, vigilância e auxílio administrativo atuando”, afirmou o gestor ao tratar sobre a manutenção das unidades.

Outra questão debatida na audiência foi sobre a Faperj. “A implantação dos laboratórios, por meio do recurso da Faperj, já está sanada e os projetos previstos pelos professores estão em andamento. Eu garanto que 95% dos problemas já estão resolvidos. Por isso, hoje, eu posso afirmar que essa já é uma questão superada”, salientou o presidente João Carrilho.

Ao finalizar, o gestor colocou toda sua equipe à disposição para qualquer tipo de esclarecimento e falou um pouco sobre a abertura de um novo edital para a convocação de novos profissionais. “É um sonho, uma vontade, mas estamos trabalhando para chamar mais convocados do concurso ainda em vigência”, declarou Carrilho.