Alunos da Faetec Juscelino Kubitschek estão na final de concurso para empreendedores

Confirmando o grau de qualidade no ensino da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), mais uma unidade da Rede está classificada para disputar à final do concurso “Desafio Fundação Casas Bahia”, desta vez, são os estudantes do 3º Ano do curso Técnico em Administração da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (ETEJK), localizada no Jardim América, Zona Norte do Rio. Eles estão entre os dez melhores na competição. Dos dez classificados, dois (20%) são da Rede Faetec. O resultado final está marcado para 05 de novembro deste ano.

A “empresa” formada pelos alunos Hugor de Oliveira, 18 anos; Julya Barreto, 17; Nathan Rodrigues, 17; e Paula Cardozo, 17, desenvolveu uma plataforma digital com o intuito de contribuir com a educação on-line de maneira prática e simplificada: a Be Hope Education.

Devido à pandemia, o trabalho, desde a concepção do projeto, teve de ser no modo virtual. A chefe de marketing do projeto, Paula Cardozo, explica como se deu a iniciativa de criar a plataforma.

“A ideia da plataforma é atingir, além dos alunos das redes pública e privada, também os funcionários de escolas como professores e diretores. O aplicativo, devido sua interface de forma intuitiva vai facilitar muito o manuseio principalmente para interações durante as aulas online. Queremos também abordar as instituições, auxiliando-as a se adaptarem à nova realidade da educação virtual” Explicou.

O aplicativo, ainda de acordo com os estudantes, promete melhorar as relações de ensino e aprendizado. Uma das principais características do aplicativo é a velocidade. Mais leve, ocupa pouco espaço, e consequentemente, menos banda larga. Já que uma das principais reclamações de alunos e professores quanto ao ensino remoto é justamente a descontinuidade de conexão.

Para o professor Eduardo Gusmão, que leciona em todos os três anos do Ensino Médio, o fato de poder acompanhar os alunos, mesmo lecionando matérias diferentes, é fundamental para o sucesso do projeto.

“Acompanho os estudantes durante os três anos. Esse tipo de proposta é fundamental para desenvolver o conceito de empreendedorismo e de inovação. Essas ações de acompanhamento gera aluno com perfil mais comprometido com um mercado altamente competitivo como é o mercado global atual. Essa iniciativa, proposta aqui na escola, faz com que nossos alunos começem a entrar no clima de projetos que exigem, na verdade, um senso empreendedor, inovador para que eles possam ter um desempenho diferenciado no mercado de trabalho”, conclui Eduardo, que ressalta a importância de um grupo de docente formado por três professores.

A escola contou com o incentivo e parceria da Junior Achievement (JA), organização não governamental e sem fins econômicos que incentiva o empreendedorismo. Os estudantes da ETEJK concorreram com outros 600 trabalhos de todo o Brasil.