Subúrbio empreendedor: Alunos da Faetec conquistam o 1º e 3º lugares em concurso nacional

O Subúrbio do Rio não se resume mais apenas em atrações turísticas como as escolas de samba; do baile charme de Madureira; da Feira de São Cristóvão; e até do calor de Bangu. Agora a região também tem a “nata” de alunos-empreendedores. A certeza veio na última sexta-feira, depois que um grupo de estudantes do curso de Administração da Escola Técnica (ETE) Adolpho Bloch, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, uma das unidades da Rede Faetec, conquistou o grande prêmio no concurso “Desafio Fundação Casas Bahia”. Já a ETE Juscelino Kubitschek, do Jardim América, ficou com o terceiro lugar.

Formado por Bruna Leão, 15 anos; Elizeu Davi, 18; Enzo Gama, 18 anos; Julia Andrade, 18; e Nathalia Viana, 17, o grupo superou mais de 3 mil estudantes de todo o Brasil e 600 projetos. São alunos que têm origens diversas: de Bangu à comunidade Mangueira.

A Startup “+1 Link”, uma plataforma que facilita a coleta de dados, vai beneficiar pesquisas e trabalhos escolares. “O nosso objetivo é ser uma ponte entre as pessoas que querem divulgar seus formulários e pessoas que estão dispostas a darem suas informações”, explica Francisco Fernandes, professor e orientador do projeto.

Dos dez finalistas, aos 25 minutos, a equipe foi a primeira a realizar pitch (discurso a respeito do produto), o resultado sairia duas horas mais tarde, mas não antes de uma série de elogios por parte dos jurados ao projeto: “incrível, ideia muito bacana, bem estruturada".

Morador da Mangueira, Elizeu Rodrigues, fala da emoção de ter sido vencedor de um concurso tão importante. “O desafio para mim foi uma experiência inesquecível e extremamente desafiadora, e apesar de diversas reuniões, ensaios e noites sem dormir, hoje me sinto realizado em poder levar o nome da minha escola, e minha comunidade da Mangueira para um desafio tão grandioso como este”, orgulha-se o estudante.

Júlia Andrade, moradora de Bangu, fala da oportunidade de representar a instituição. “Todas as experiências proporcionadas pela Faetec, principalmente, quando conseguimos representar a nossa instituição e ganhar por ela, são maravilhosas”, vibra a estudante.

Responsável pelo marketing e design do projeto, Enzo Gama, morador de Madureira, emocionou-se com o comportamento até dos adversários. “Eu nunca imaginei ser tão elogiado, até mesmo por equipes adversárias pelo trabalho elaborado. Agradeço a todos pelo apoio, desde o início de nossa trajetória. Depois desse desafio, eu sou um novo jovem, com um novo pensamento de futuro!”, disse o estudante.

A caçula do grupo é Bruna Leão, aluna do 1º de Administração, e moradora de Coelho Neto, afirma que quando entrou para o projeto desconhecia quase tudo. “Foi uma experiência única e inovadora participar do desafio ‘Fundação Casas Bahia’. Quando entrei para o projeto nem sabia o que era “startup”, mas a minha equipe é formada por pessoas incríveis que me explicaram muito bem e me ajudaram. A união da nossa equipe foi fundamental para o nosso resultado. O dia da final foi um misto de emoções, mas no final foi só alegria e a sensação de conquista”, disse Bruna.

Para Nathalia Viana, moradora de Quintino, o mundo do empreendedorismo traz uma nova visão de mundo para os jovens. “Fiquei surpresa comigo mesma em várias etapas do desafio, foi uma jornada de autoconhecimento e superação. Vou levar pra minha vida todas as pessoas que conheci e tudo que aprendi no ‘Desafio Fundação casas Bahia’ ”, afirmou Nathalia.

Responsável pela mentoria do projeto, o professor da Rede Faetec Francisco Fernandes Neto reconhece o mérito dos alunos na conquista. “Foram 3 mil jovens cujas idades variavam de 15 a 24 anos. 600 startups. Conquistar esse prêmio é o reconhecimento da qualidade do estudo que praticamos na Rede Faetec”, declarou Francisco.

O concurso desafio “Fundação Casas Bahia” foi criado para comemorar os 60 anos da empresa, em parceria a ONG Júnior Achivement (JA), que incentiva o empreendedorismo em toda a América. Como prêmio, a equipe vencedora vai receber aporte financeiro para que continuem com o trabalho como forma de incentivo. Parabéns alunos; professores; e ETE Adolpho Bloch.

Um terceiro lugar com sabor de superação

Durante a definição dos vencedores, a boa notícia não se resumiu apenas à primeira colocação. Confirmando a excelência no ensino, a Rede Faetec emplacou mais uma unidade e conquistou o terceiro lugar nesse mesmo concurso: a Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, localizada no Jardim América, Zona Norte do Rio.

A “miniempresa” formada pelos alunos Hugor de Oliveira, 18 anos; Julya Barreto, 17; Nathan Rodrigues, 17; e Paula Cardozo, 17, desenvolveu uma plataforma digital com o intuito de contribuir com a educação on-line de maneira prática e simplificada: a Be Hope Education.

A aluna Paula Cardozo fala da emoção durante a divulgação do resultado "Ouvir a 'Be Hope Education' sendo a primeira anunciada pelos jurados como uma das vencedoras foi algo mágico, motivo de choro e alegria. Foi emocionante, surreal, incrível, marcante, único. Nós quatro compartilhávamos do mesmo pensamento: 'Deu certo. Nós conseguimos. Finalmente conseguimos, de verdade. Isso é real'" contou entusiasmada a estudante ao se lembrar da conquista.

A Faetec parabeniza todos os estudantes que, com afinco e dedicação, fazem seus sonhos acontecerem.

Foto: Felipe Corrêa