Faetec realiza cerimônia de formatura para sua primeira turma do curso de Porteiro Escolar

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou na manhã da última quinta-feira (25/11), na unidade Quintino, a cerimônia de entrega de diplomas para os alunos curso de Qualificação Profissional em Porteiro Escolar.

Trata-se da primeira vez em que a Faetec ofereceu o curso. O presidente João Carrilho, que marcou presença no evento, falou da importância dessa iniciativa.

“Precisamos cuidar das pessoas e é isso que fazemos aqui na Faetec. Esse é o novo método de trabalhar que trouxemos para a fundação: resgatar o trabalho da Faetec com a comunidade”, declarou Carrilho.

O presidente também aproveitou a ocasião para anunciar que seis alunos serão encaminhados para o mercado de trabalho já na Faetec. “Vamos abrir seis vagas para os nossos formandos, três mulheres e três homens vão ter a oportunidade de estar trabalhando conosco e fazendo parte da família Faetec”.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, não pôde comparecer presencialmente na cerimônia, mas deixou uma mensagem em vídeo para os estudantes. “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos. Ficamos muito felizes de saber que vocês cumpriram mais essa etapa de qualificação. A gente espera que todos possam desempenhar suas funções com maestria e qualidade nas escolas do Rio de Janeiro”.

Além de aulas teóricas, para que o aluno aprenda o conceito da profissão e o protocolo de segurança para as escolas, o curso apresentou aos formandos o uso do extintor de incêndio e os conceitos e práticas de defesa pessoal.

Ao todo, 39 estudantes receberam seus diplomas e, agora, passam a ser profissionais qualificados para trabalhar em portarias de escolas.

Entre eles, está Letícia Ferreira, eleita a melhor aluna da turma. “O sentimento de nervosismo foi presente, e depois veio o de agradecimento pelas aulas”, declarou a estudante recém-formada após receber seu diploma. Ao falar sobre o futuro que almeja, Letícia completou: “quero seguir na área de educação e o curso foi uma porta para poder ingressar nela”.