Comunicado de Falecimento da Primeira Presidente da Faetec, Nilda Teves

É com profunda tristeza que a Faetec comunica o falecimento da fundadora e primeira presidente da rede, Nilda Teves. Defendendo uma sociedade justa, humana e fraterna, a educadora foi sempre uma inspiração para aqueles que lutam pela democratização de um ensino público de qualidade. Na década de 90, foi uma das responsáveis por promover no estado uma política de atendimento a menores carentes e alunos oriundos de escolas regulares a partir da criação do Centro de Educação Integral – CEI, em Quintino.

A educação sob a égide da profissionalização era o que defendia Nilda Teves ao lutar pela implementação e expansão do Ensino Técnico. Assim nasceu a Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC (instalado no antigo CEI), conduzida pela educadora desde o início. Ao ingressar na Academia Brasileira de Educação (ABE), declarou que, para ela, era um prêmio passar a vida preocupada com a educação brasileira.

E foi sendo esse exemplo de cidadã que a professora traçou sua trajetória profissional em prol da igualdade de direitos entre alunos das mais variadas classes. Recebeu o Título de Cidadã Benemérita do Estado do Rio de Janeiro da Assembleia Legislativa do RJ (1997) e a Homenagem Especial por Trabalhos Desenvolvidos em Prol do Ser Humano (1997), além de ser agraciada com a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e com a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A docente também é autora e coautora de diversas obras literárias na área de Educação, tais como: “Cidadania - Uma Questão para a Educação”, “Imaginário Social e Educação”, “Esporte, Jogo e Imaginário Social” e “Representação Social e Educação”.

Sempre disposta a escutar e a ajudar, a educadora também colecionou amigos por onde passou e compartilhou conosco o afeto aos mais humildes. A nós, fica a lembrança de alguém que possuía uma grande paixão por ensinar. Em uma entrevista concedida à Folha Dirigida, em 2003, Nilda afirmou: "Serei imortal para os meus alunos, a quem devo todo o meu esforço nesses anos todos”. O legado da professora permanecerá vivo em cada um dos estudantes e profissionais com quem teve contato.

Em nome de toda a comunidade escolar, deixamos registrado o nosso agradecimento por seu esforço e trabalho fundamental para que a instituição se tornasse o que é hoje. A todos, os sinceros pêsames.