Faetec participa da Rio Innovation Week com palestras e exposições de trabalho

Robôs, curta-metragens, programas de computador e obras de arte. Assim ficou marcada a Rio Innovation Week (RIW), a maior feira de tecnologia da América Latina. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, esteve presente no evento, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de janeiro. A instituição contou com estandes espalhados pelo ambiente, onde foram realizadas amostras de diversas propostas, além de palestras nos palcos do evento.

Destaque na programação para a apresentação do secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, que apresentou os Centros Integrados de Pesquisa, Tecnologia e Inovação. Os prédios serão instalados nas 8 regiões do Estado do Rio de Janeiro e oferecerão atividades relacionadas à ciência, aperfeiçoamento tecnológico, formação profissional e técnica, além de hubs de inovação para reunir startups para a difusão de novos empreendimentos.

“Nós trabalhamos para transformar vidas, para causar mudança na vida das pessoas. Estamos pensando no desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro, capacitando os jovens para gerar mão de obra qualificada e, consequentemente, empregos”, declarou Dr. Serginho durante sua explanação ao público que lotou o espaço do palco principal.

Alunos, professores e estagiários da Faetec, de distintas especialidades, levaram ao conhecimento dos visitantes do RIW os projetos inovadores desenvolvidos dentro das salas de aula. Uma deles é a ‘Luva Inteligente’, criada pelo aluno da Faeterj de Quintino, Armando da Silva Melo Neto. Com ela, portadores de deficiência visual possuem mais autonomia.

Já o professor de Informática do Iserj, Flávio Dumortout, desenvolveu com o auxílio de outros profissionais, o ‘Sistema de Controle de Visitantes’. O intuito é aumentar a segurança, controlando através do programa de computador, as visitas nas unidades. “É um sistema simples, mas que pode ajudar muito. É uma forma de zelar pelos nossos alunos, que são o nosso bem maior”, afirma Flávio.

Um dos trabalhos que chamou a atenção dos visitantes foi o ‘labirinto elétrico’, um brinquedo que faz parte do projeto ‘Vivências do Popciência’. O seu objetivo é auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, concentração e lateralidade de pessoas que possuem tais limitações. A ideia foi elaborada pelas professoras Telma Pará e Alva Valéria, que fazem parte da unidade da Faetec, em São Cristóvão, a ETE Adolpho Bloch.

O professor de cursos de graduação da Faeterj Rio, Alexandre Louzada, compareceu ao evento para falar sobre o trabalho que desenvolveu juntamente com o também professor Miguel Carvalho. Louzada explicou que “o projeto ‘Inovação e Conhecimento: Preparação para o Mercado de Trabalho’ é uma ideia que visa efetivar parcerias com empresas da área de tecnologia, para potencializar os nossos cursos, aproximando a formação técnica e de graduação tecnológica, daquilo que as empresas necessitam”.

A educadora Márcia Suchanek e o estagiário de eventos Felipe Gijsen, da unidade Adolpho Bloch, foram alguns representantes do International Uranium Film Festival (IUFF). É um festival de cinema, criado em 2010 por Márcia, dedicado a tratar sobre os riscos da radioatividade por meio de curta-metragens. O intuito é apresentar, de maneira imparcial, pontos que podem ser vistos como positivos ou negativos a respeito de radioatividade, energia e bomba nuclear. São exibidos filmes produzidos por inúmeros países, como Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

Durante quatro dias, a Rio Innovation Week reuniu, em um só lugar, diversos profissionais e iniciativas que possuem um único propósito: usar a inovação tecnológica para implementar ações que gerem impacto positivo na sociedade.