Professores da Faetec têm oportunidade de fazer pós-graduação em tecnologia

Pelo segundo ano consecutivo, surge uma ótima oportunidade para professores graduados que compõem a Rede Faetec, de qualquer formação, especializar-se na área de tecnologia. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) está com inscrições abertas para pós-graduação até o dia 02 de março.  São 3.600 vagas para todo o Brasil, sendo que para todo estado do Rio de Janeiro foram disponibilizadas apenas 400 desse total. Os cursos serão na modalidade à distância, e oito polos do estado foram contemplados. A seleção será através de sorteio eletrônico. E a previsão de ingresso é para maio deste ano. O candidato que se interessar deve acessar o endereço eletrônico: https://ept-ifes.selecao.net.br

A iniciativa faz parte do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) visa capacitar profissionais para atuarem na área da tecnologia, especialmente nos Cursos Técnicos de Nível Médio, estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a EPT como campo de estudos e promover a Educação a Distância como estratégia educativa, com destaque para a Educação Profissional e Tecnológica.

Para o vice-presidente educacional da Rede Faetec, José Wilson Coura Pinto, por ser um curso voltado especificamente para a pedagogia da educação profissional, é muito importante que professores da Rede queiram disputar essas vagas.

“Os professores da Faetec, que já fizeram, gostaram muito. Pela importância do curso voltado para pedagogia profissional, seria muito bom se todos os professores da Rede fizessem. Já existem concursos, como esse de contratação temporária realizada pela Faetec, que estão dando ponto a mais se o candidato tem essa pós-graduação”, disse o vice-presidente.

O curso terá duração de 12 meses, distribuídos em um calendário acadêmico, com aulas, atividades presenciais e a defesa de Trabalho Final de Curso (TFC). Ele acontecerá na modalidade a distância, via Ambiente Virtual de Aprendizagem – Plataforma Moodle. Além disso, terá atividades presenciais nos polos de apoio presencial indicados pelas Secretarias de Educação ou órgãos responsáveis pela Educação Profissional e Tecnológica de cada estado.

Para concluir o curso, o aluno deverá ser aprovado nas nove disciplinas obrigatórias (somando 430 horas), incluindo a realização do Trabalho Final de Curso (TFC), totalizando 460 horas.

Durante o curso estão previstos quatro encontros presenciais, sendo dois por semestre, possivelmente aos sábados, com horário a ser definido de acordo com a demanda local, e devendo o candidato estar preparado para acompanhar estas atividades. Todavia, a ocorrência dos encontros presenciais poderá ser revista devido à situação da pandemia pela Covid-19.

O candidato cujo diploma ainda não tiver sido expedido pela Instituição de Ensino Superior poderá inscrever-se fazendo uso de declaração ou certidão de conclusão de curso de graduação, acompanhada do histórico escolar final da graduação, expedidos pela Instituição de Ensino Superior.

Os candidatos PPI (baixa renda, negros, pardos e indígenas) e PcD, (pessoas com deficiência), classificados no subconjunto referente às vagas oferecidas para ampla concorrência, não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas (25% das vagas para PPI e 5% das vagas para PcD).

Polos habilitados:

UAB Niterói - 50 vagas