Alunos da Faetec desenvolvem solução criativa para ajudar jovens empreendedores

Todo mundo já sabe que os alunos da Faetec sempre se destacam quando o assunto é tecnologia e inovação. Como de costume, dois egressos dos cursos de Informática ficaram em evidência após participarem de competição sobre tecnologia aplicada ao empreendedorismo: Victor Manuel de Barros Garcia, de 21 anos, e Hércules Lopes da Silva, de 17 anos, do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ).

Victor Manuel, que se formou em 2019, há dois anos trabalha como desenvolvedor de software; já Hercules, que concluiu os estudos em dezembro do ano passado, busca sua primeira oportunidade de emprego. Os dois egressos da Faetec, juntamente com o designer Josenildo Araujo, que é aluno da UERJ, desenvolveram uma ideia que visa ajudar empreendedores, que estão começando, a implantar possibilidades criativas para auxiliar no funcionamento de seus negócios.

A proposta do trio é de criar plataformas com vídeos tutoriais sobre empreendedorismo, que podem ser usados por profissionais da área que ainda estejam começando. Hércules explicou que “a ideia era fazer uma apresentação de uma futura plataforma que ajudasse as pessoas que têm um negócio a se formalizarem”.

Victor Manuel complementa, esclarecendo que “essa possível plataforma teria uma sequência de perguntas e respostas para que o sistema pudesse identificar o perfil do usuário. Levamos em consideração o nível de conhecimento que o usuário poderia ter sobre empreendedorismo”.

O projeto foi apresentado no Hackathon, que é uma maratona de programação que envolve profissionais de áreas ligadas ao desenvolvimento de softwares. O grupo ficou em primeiro lugar na disputa, que ocorreu no dia 16 de janeiro. Como prêmio, cada um dos jovens ganhou um notebook. Victor Manuel já havia participado da competição representando a Faetec outras vezes, mas esta foi a primeira em que ganhou.

Hércules, prestes a completar 18 anos, acredita que ter participado da criação desta iniciativa será um diferencial quando estiver disputando por uma vaga de emprego: “sei falar bem inglês e sou bom em programação, então estou confiante que vou conseguir alguma coisa em breve”.