Arraial do Cabo foi sede de mais uma etapa da Faetec em Movimento

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou no último domingo (13), na unidade de ensino da Rede em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, mais uma etapa da Faetec em Movimento. A corrida teve um percurso de 5km, contou com a participação de mais de 1000 inscritos. Cada corredor ganhou uma medalha de participação, além de um prêmio em dinheiro para quem subiu ao pódio na classificação geral.

A largada se deu no Parque Público de Arraial e pessoas de todas as idades participaram da disputa. O evento contou, desta vez, com premiações em dinheiro para os três primeiros colocados no geral das categorias masculina e feminina, além do troféu da competição. Os atletas que terminaram a prova em  primeiro ganharam R$500 reais, os dois segundos colocados receberam R$300 reais e os que ficaram com a terceira posição faturaram R$200 reais cada um

Íris Ribeiro, primeira colocada no geral da categoria feminina, afirmou que gastará a sua premiação com as suas três filhas.

“Eu até brinquei com o organizador. Falei pra ele que ia ser tudo de fralda, porque tenho uma bebê de oito meses. Então, eu estou voltando de uma cesária recente, pra quem é atleta e quer voltar a competir em alto nível é um desafio. É tudo pra bebezinha, porque hoje a gente está correndo pra poder manter a performance, pois é uma maratona diária você cuidar de três crianças. E pra mim a homenagem maior é gastar com as filhas, em primeiro lugar são elas”, disse Íris.

O primeiro colocado da categoria masculina, Wildenberg Claudino dos Santos, é militar da Marinha do Brasil e falou que gastará o seu prêmio em suplementação e tênis, já que ele não tem patrocínio ainda.

“Esse dinheiro aqui vai ser convertido pra suplementação e tênis, já que eu não tenho patrocínio. Essas coisas são pra ajudar a gente a continuar os nossos treinos. Eu venho agradecer a organização da Faetec, que já vinha com o circuito de competição, mas não com premiação, no entanto, agora está colocando premiação. Incentivando os atletas da Região dos Lagos a continuarem praticando atividade física”, completou Wildenberg.

O presidente da Faetec, João Carrilho, declarou que levará a Faetec em Movimento para todas as Regiões do Estado.

“Nós duplicamos o número de inscrições, e nessa edição pudemos contar com mais mil competidores. Ainda teremos muitos eventos de corrida de rua no Estado do Rio de Janeiro. Levaremos a iniciativa para todas as Regiões do Estado, levando saúde e esporte para cada canto do Rio. Por isso, quero agradecer a todos vocês, atletas, que estão fazendo parte deste programa. Isso aqui é para vocês”, enfatizou o presidente da Faetec João Carrilho.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, entende que o esporte e a educação são o caminho para mudanças e transformações de vidas.

“A gente tem levado esse programa da Faetec em Movimento para o Estado do Rio de Janeiro todo. Assim, unimos a comunidade educacional, os atletas e os desportistas. Esporte e educação, a gente entende que é um caminho de mudança e transformação de vidas. Olha esse Parque de Arraial do Cabo lotado de gente, todo mundo buscando o esporte. É um movimento que agrada a toda família. Vêm os pais, os filhos, os corredores, e a gente fica muito feliz de idealizar e poder realizar isso em todo o Estado do Rio de Janeiro”, comemorou Dr. Serginho.

Fotos: Felipe Correa